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Nintendo anuncia o fim do programa de vouchers no Switch

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Divulgação/Nintendo
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A Nintendo anunciou que irá descontinuar o Nintendo Switch Game Voucher no dia 31 de janeiro, às 3h59 (horário de Brasília). O encerramento do programa acontece em um momento em que os preços dos jogos em toda a indústria estão subindo, incluindo títulos first-party da Big N.

O voucher fazia parte do Nintendo Switch Online e permitia que os jogadores comprassem dois jogos de Nintendo Switch com desconto. Infelizmente, o programa não foi estendido para o Nintendo Switch 2 e será encerrado no console original em pouco mais de seis meses.

A Nintendo esclareceu que os vouchers adquiridos antes de 31 de janeiro continuarão válidos por 12 meses após a data da compra.

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"Não haverá mudanças na validade dos vouchers. Eles continuam válidos por 12 meses a partir da data de aquisição. Por exemplo, se um conjunto de vouchers for comprado em 30 de janeiro de 2026, cada um deles será válido até 30 de janeiro de 2027", explicou a empresa em comunicado.

Em fevereiro a Big N também anunciou a descontinuação do sistema de cashback da eShop via Pontos de Ouro. Desta forma, a partir de janeiro de 2026, não haverá formas de obter descontos ou qualquer tipo de redução de preço em um console Nintendo - a não ser que esteja em promoção em lojas físicas ou na própria eShop.

É importante mencionar que o voucher só funciona atualmente com alguns títulos selecionados do Nintendo Switch, em grande maioria os first-party com franquias como Super Mario Bros., Pokémon, The Legend of Zelda, Kirby e diversos outros de seus estúdios internos. 

Nintendo encerra serviço em meio à alta de preços

O encerramento do Nintendo Switch Game Voucher acontece no momento em que os jogos vêm subindo de preço gradativamente. A Nintendo lançou Mario Kart World por US$ 80, chegando ao Brasil por R$ 500, apesar da valorização do Real frente ao dólar em relação ao fim do ano passado. Outras empresas, como a Microsoft, também já anunciaram que trarão uma seleção de jogos a US$ 80.

Recentemente, a Sony também foi criticada por jogadores brasileiros por aumentar os preços dos planos da PS Plus em até 38% e alterar sua política de preços na PS Store em junho, o que deixou os jogos de PlayStation 4 e PlayStation 5 consideravelmente mais caros no Brasil.

Esse cenário de aumento nos preços de jogos e hardware tem levado os jogadores dos Estados Unidos, principal mercado de games, a optar cada vez mais por serviços por assinatura como o Xbox Game Pass e a PS Plus.

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O diretor executivo da empresa de dados Circana, Mat Piscatella, revelou que gastos com assinaturas de videogames nos Estados Unidos atingiram um recorde mensal em maio de 2025, representando US$ 0,6 bilhões. O mês foi o terceiro consecutivo a registrar crescimento.

"Ao que tudo indica, a pressão dos preços mais altos em categorias de consumo diário, como alimentação, e a incerteza econômica geral têm levado as pessoas a buscar mais custo-benefício", pontuou o analista.

Piscatella afirmou que as assinaturas não se limitam apenas ao Xbox Game Pass ou PS Plus, mas também inclui serviços como o Nintendo Switch Online e a mensalidade de World of Warcraft, por exemplo.

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Fonte: Nintendo