Publicidade

Não, a Microsoft não é obrigada a usar pilhas por conta de acordo com Duracell

Por| 08 de Janeiro de 2021 às 16h05

Link copiado!

Sergio Oliveira/Canaltech
Sergio Oliveira/Canaltech

Uma entrevista de um gerente de marketing da Duracell iniciou uma confusão que fez muita gente acreditar que os controles dos Xbox obrigatoriamente deveriam usar pilhas por conta de uma parceria entre a empresa e a Microsoft. Entretanto, em entrevista ao IGN, funcionários da divisão Xbox da gigante de tecnologia disseram que isso é infundado.

A confusão começou com a entrevista de Luke Anderson, gerente de marketing da Durecell no Reino Unido, ao Stelath Optional. Durante o papo, ele disse: “Desde sempre, há uma parceria entre a Duracell e Xbox. [... o acordo] é que a fabricante ofereça produtos de energia para consoles Xbox e pilhas para os controles. É isso que rola por enquanto”.

A frase criou a interpretação de que a Microsoft teria uma obrigação no acordo para manter o controle alimentado com pilhas por conta da Duracell. Ou seja, a decisão de não utilizar uma bateria recarregável para o acessório seria uma demanda comercial.

Continua após a publicidade

Contudo, funcionários da Microsoft entrevistados pelo IGN negam isso. O que Anderson provavelmente quis dizer é que o acordo entre as duas prevê que a Duracell seja a fornecedora de produtos de energia para Xbox, incluindo as pilhas para os joysticks.

A Microsoft vende os seus videogames com tais pilhas inclusas no pacote. Logo, a parceria seria para que a Duracell seja a fornecedora exclusiva dessas pilhas que acompanham os videogames. O Canaltech verificou dois aparelhos Xbox adquiridos recentemente e ambos vieram acompanhados de pilhas da Duracell.

Depois da confusão, a assessoria da Xbox informou ao IGN que não há relação entre o controle funcionar a pilhas com a negociação com a Duracell. A decisão de usar pilhas é uma deliberação interna do time Xbox.

Continua após a publicidade

“Nós intencionalmente oferecemos a opção aos consumidores em relação a soluções de energia em seus controles. Isso inclui utilizar pilhas AA de quaisquer marcas, a bateria recarregável Xbox, soluções de carregamento de outros parceiros, ou nosso cabo USB-C, com o qual você pode usar seu controle quando ligado ao console ou PC”, explicou a companhia.

A utilização de pilhas nos controles da Microsoft, incluindo os novos do Xbox Series X e S, é um dos pontos mais polêmicos do acessório. Há quem defenda que baterias recarregáveis são mais práticas e econômicas. Já outras pessoas apontam que isso traz a opção de usar pilhas normais, recarregáveis ou até o conjunto de baterias próprios da Xbox. Ou seja, daria mais possibilidades ao consumidor.

Fonte: Stelath Optional, IGN