Publicidade

Morre aos 95 anos David Rosen, cofundador e visionário da SEGA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/David Rosen
Divulgação/David Rosen

O cofundador da SEGA, David Rosen, morreu aos 95 anos "pacificamente" em sua casa na região de Hollywood Hills, Los Angeles, Estados Unidos. O funeral foi realizado na última sexta-feira (2), no Cemitério Inglewood Park.

Rosen foi um militar da Força Aérea dos Estados Unidos que serviu ao país durante a Guerra da Coreia, nos anos 50. Após o conflito, ele iniciou um empreendimento de fotos para documentos de identidade no Japão, ao passo que o país se reconstruía após a Segunda Guerra Mundial.

O ex-militar rapidamente migrou para o segmento de mesas de pinball e máquinas operadas por moedas. Logo depois, a empresa de Rosen se envolveu em uma fusão com a Nihon Goraku Bussan, importadora do ramo. Este movimento deu origem à joint venture Service Games, abreviada posteriormente para SEGA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na década de 80, o cofundador da companhia voltou aos EUA após consolidar a SEGA como expoente no ramo dos arcades, onde a dona de Sonic começou na indústria dos games. Rosen permaneceu na empresa até 1996, passando pelo lançamento do Master System, bem-sucedido na Europa, Brasil e Austrália, e pela virada da SEGA contra a Nintendo com o Mega Drive.

Rosen acabou não participando do lançamento do Dreamcast, console que marcou a saída da SEGA do mercado de hardware.

Luto nos games

A indústria dos videogames é um setor relativamente novo, consolidado há pouco mais de 50 anos. Dito isso, ainda vemos alguns dos fundadores e principais idealizadores ativos no segmento.

Recentemente, vimos várias personalidades icônicas dos videogames falecerem, como no trágico acidente de trânsito que resultou na morte de Vince Zampella. O influente executivo da indústria foi responsável por cofundar a franquia Call of Duty, líder da Respawn e o cabeça por trás do renascimento de Battlefield em 2025.

A morte de Rebecca Ann Heineman também foi outro caso notório em 2025. Programadora e pioneira dos videogames, Heineman faleceu aos 62 anos, vítima de um adenocarcinoma (um tipo de câncer). Ela foi responsável por fundar diversas empresas no setor, incluindo Interplay, Logicware, MacPlay, Contraband e Olde Sküül.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O que é a Steam Machine e o que significa para o mercado? 

Continua após a publicidade

Fonte: EuroGamer, RePlay Magazine