Publicidade

Modo econômico do PS5 é um "ensaio" para o PS6 portátil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
PlayStation 5 Pro

Em um novo vídeo divulgado no domingo (26), o Digital Foundry levantou a hipótese de que o novo modo econômico do PlayStation 5 seria um teste da Sony para otimizar seus jogos para o PS6 portátil.

A ideia da Sony com a função é rodar diversos títulos com consumo de energia reduzido — o que é ideal para os consoles portáteis. Por enquanto, eles analisam se a opção é viável ou se o desempenho será muito comprometido.

No modo econômico do PlayStation 5, o Digital Foundry testou Demon’s Souls e notou que o jogo se mantém em resolução de 1440p e com 30 FPS. O título, normalmente, roda em resolução 4K e 30 FPS no Modo Qualidade e 1440p e 60 FPS no Modo Desempenho. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando a economia de energia é acionada, ela substitui os modos gráficos existentes por um perfil único focado em eficiência — mesmo no PS5 Pro. No entanto, o consumo foi 50% menor, com um gasto comum de 200 watts que caiu para 100 watts.

Modo econômico do PlayStation depende do jogo

O suporte ao modo de economia de energia no PlayStation 5 varia para cada jogo e estúdio. No caso de Days Gone Remastered, mesmo ao acionar a opção, os jogadores ainda podem selecionar o Modo Desempenho (1440p/60 FPS) ou o Modo Qualidade (4K/30 FPS).

Apesar de permanecer com ambos os modos, o título da Bend Studio apresenta uma qualidade abaixo do previsto. É notado detalhes da renderização, imagens pixeladas e queda para 45 FPS no Modo Desempenho com muitos objetos em tela (como as hordas zumbis).

Apesar dos impactos, foi notado que o consumo de energia no PlayStation 5 continuou muito baixo. De 235 watts, ele consome apenas 115 watts no modo econômico — uma escala similar à vista em Demon’s Souls.

PlayStation 6 portátil vem aí

Se levar em consideração que o consumo ainda está alto para consoles portáteis, mesmo em modo econômico, inicialmente essa não é uma boa notícia para o “Canis” (nome provisório do PS6 portátil)

Continua após a publicidade

No entanto, é esperado que o novo PlayStation possa contar com uma eficiência maior, até similar à vista no PS5 Pro. Além disso, é previsto um melhor desempenho dos jogos com o trabalho de aprimoramento dos estúdios. O Digital Foundry destaca que a função pode ser um 1º passo nesta direção.

O fato de os jogos rodarem de forma aceitável, mesmo com a economia ativada, sugere que o teste pode ter sido bem-sucedido e o caminho a partir disso é melhorar a proposta — com a visão de lançar o PS6 portátil com um baixo consumo e jogos com a qualidade que o público já conhece. 

Pouco se sabe sobre suas especificações, mas vazamentos apontam que ele limitará o processador a usar 8 threads e usará apenas 50% da memória GDDR6. Assim como o Switch 2 apresenta o upscaling por DLSS, é esperado que ele conte com FSR, PSSR e outras ferramentas da arquitetura RDNA 5. 

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: