Publicidade

Modder desmonta Nintendo Switch 2 e mostra chip NVIDIA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Nintendo)
(Imagem: Divulgação/Nintendo)
Tudo sobre Nintendo

Um modder aproveitou o lançamento do Nintendo Switch 2, nesta quinta-feira (5), para abrir o videogame e mostrar aos fãs o que tem dentro dele. A intenção é mostrar como é a GPU NVIDIA personalizada que compõe o console, assim como detalhes dos circuitos, de sua placa-mãe e outros componentes.

O feito foi realizado pelo canal de ProModding, que mostra que nem todos correram para comprar o NS2 para jogar Mario Kart World ou Cyberpunk 2077: Ultimate Edition. Além do conteúdo atender aos entusiastas, que estão curiosos para ver como ele é por dentro, ele também tem como objetivo ilustrar aos técnicos como é abrir o videogame e como encontrará o hardware

No vídeo, o Nintendo Switch 2 tem seus parafusos removidos primeiro na parte superior e depois segue para a parte que fica atrás do suporte vertical. Na sequência, são removidos os parafusos que ficam nas laterais coloridas — onde o usuário encaixa os Joy-Con 2 de forma magnética. Com todos eles retirados, o modder mostra que a parte traseira se solta facilmente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já dentro do Nintendo Switch 2, ele separa a antena e é possível ver que há muita proteção metálica em torno dos componentes. Estas também são retiradas com a remoção de parafusos. Para poder mexer na placa-mãe, é preciso desconectar o cooler e a bateria.

O que tem dentro do Nintendo Switch 2?

O ProModding retira mais da proteção que existe e também a pasta térmica, mostrando o chip NVIDIA que está dentro do Nintendo Switch 2. O chip tem o nome GMLX30-A1 — o que é similar aos vazamentos que foram vistos ainda em 2024 (o que mostra certa proximidade com as informações, mas comprova que as coisas podem mudar durante as etapas de produção).

Inclusive, o profissional usa um microscópio para mostrar todos os circuitos integrados e detalhes da placa-mãe — o que ressalta todo o primor do trabalho da Big N no desenvolvimento do videogame. Vale lembrar que se você quer saber como é o console por dentro, recomenda-se ver o vídeo e não tentar fazer isso por conta própria.

Apesar do processo do ProModding ter sido simples, abrir o seu Nintendo Switch 2 pode ocasionar danos ao videogame (mesmo replicando cada ação, profissionais têm técnicas e precauções que muitas vezes não são mencionadas no conteúdo) e até mesmo perder a sua garantia. A não ser que esteja disposto a arriscar R$ 4.500 livremente, esta não é uma “boa ideia”.

Leia também no Canaltech: