Modder cria PS4 portátil com tela OLED e suporte a 1080p; veja detalhes
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Um modder revelou, na última semana, uma versão portátil do PS4 fabricada por conta própria e compartilhou no Reddit. De acordo com o usuário “Wewillmakeitnow”, o resultado foi alcançado após “meses de trabalho, testes e remodelagem”.
- 8 recursos que fazem falta no PS5 e precisam estar no PlayStation 6
- História de novela: PlayStation nasceu da traição da Nintendo à Sony
O hardware é composto de uma placa-mãe de um PlayStation 4 Slim, que ele teve de cortar e modificar para fazê-la funcionar no menor tamanho possível. Ele possui uma tela OLED de 7 polegadas (similar à do Nintendo Switch OLED) e suporta uma resolução de até 1080p.
Além disso, o PS4 portátil é um modelo híbrido. Através da porta HDMI, ele pode ser conectado a uma TV ou monitor para funcionar como o console padrão. A sua bateria dura entre 90 minutos e 3 horas, a depender de quanto determinados jogos exigem.
O modder afirma que buscou trazer o melhor do PlayStation 4 para o formato, o que inclui várias questões que fazem a diferença no cotidiano.
“O objetivo não era apenas atingir a redução do tamanho, mas também a eficiência energética e temperatura ao otimizar o layout e remover os espaços não-utilizados”, revelou Wewillmakeitnow.
Em relação ao sistema térmico, ele afirma que acrescentou dissipadores de calor e otimizou o fluxo de ar para torná-lo funcional: “tem um gerenciador de temperatura ativo para lidar com a APU do PS4 em atividade”.
Projetos de PlayStation portáteis
Além do próprio PSP e PS Vita, produzidos pela Sony ao longo dos anos, diversos fãs e modders tentaram criar sua própria versão de um PlayStation portátil. Em 2024, por exemplo, o canal do YouTube Restore Technique desenvolveu um protótipo similar chamado de “PS4T” (porém, com uma tela IPS LCD).
No entanto, a companhia japonesa parece estar prestes a entrar novamente neste mercado. Especificações e detalhes de um “PS6 portátil” (codinome Canis) vazaram e, recentemente, foi lançado um modo de economia de energia no PlayStation 5 que reduz o desempenho e pode ser aplicado no futuro dispositivo.
Ainda que não exista confirmação, eles estão de olho neste nicho desde o imenso sucesso que dispositivos como o Nintendo Switch e o Steam Deck alcançaram. O console de bolso da Sony é previsto para chegar simultaneamente com o PS6, que segue sem data de lançamento.
Leia também no Canaltech: