SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Microsoft quer trazer streaming de jogos de PC para o Game Pass

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2023 às 21h15

Link copiado!

Divulgação/Xbox
Divulgação/Xbox
Tudo sobre Microsoft

O Xbox Cloud Gaming é um dos maiores trunfos da Microsoft quando o assunto é uma experiência na nuvem. Agora, uma série de e-mails vazados durante o processo de compra da Activision revelou que a gigante planeja realizar o streaming de jogos de PC no seu serviço via nuvem.

Hoje, o xCloud funciona exclusivamente com jogos do Xbox, tanto por questões de licenciamento quanto tecnológicas — os servidores Azure têm chips específicos otimizados para os titulos da Microsoft Studios. No entanto, e-mails trocados entre Satya Nadella, CEO da Microsoft, Phil Spencer, Chefe da Divisão Xbox, e outros funcionários da companhia confirmam que já houve conversas para que os games de PC fossem transmitidos no serviço após rumores a respeito de que o Google faria o mesmo com o Stadia em 2021.

A ideia teria partido de Nadella ao escrever as mensagens para Phil e outros integrantes do time Xbox. Spencer foi rápido em responder e confirmar que os desenvolvedores já trabalhavam em uma solução similar, usando os servidores da Azure para realizar esse processo. Esses servidores ainda poderiam ser reutilizados para outras ocasiões, cortando custos extras que a empresa teria.

Continua após a publicidade

Jogos de PC no xCloud ainda pode acontecer

Recentemente, a Microsoft firmou um acordo de 10 anos com uma operadora de telecomunicações britânica para levar jogos de PC do Xbox para os usuários da empresa. Embora nenhum anúncio tenha sido realizado a respeito do envolvimento do Xbox Cloud Gaming, as informações parecem se complementar com o passar do tempo.

No e-mail de Phil Spencer, uma informação interessante é apontada pelo executivo: os competidores. Embora o Google seja um bom rival para a Microsoft, na época o Google Stadia não botava tanto medo na concorrência, mas o time verde estava de olho no desenvolvimento da gigante. Por outro lado, o principal competidor seria a NVIDIA com o GeForce Now.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro como a Microsoft implementaria o streaming de jogos de PC no Xbox Cloud Gaming. Até o momento, tudo não passa de mera especulação e conversas antigas sobre o assunto. Todavia, a companhia ainda pode fazer algum anúncio sobre esse tema no futuro.

Fonte: The Verge