Microsoft facilita uso do Windows 11 com controle do Xbox
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft disponibilizou uma nova atualização para os Windows Insiders na última sexta-feira (12), que permite usar o controle do Xbox para alternar entre apps e jogos mais facilmente no Windows 11. A função replica o que também será visto em consoles portáteis, como o ROG Xbox Ally.
- Ainda vale a pena comprar um Xbox One em 2025?
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
Segundo a companhia, todas as funções vão depender da forma que você pressionar o botão Xbox no controle.
“Uma nova mudança que estamos introduzindo é quando você pressiona de forma prolongada o botão Xbox, que abrirá a Visão de Tarefas. Pressionar e segurar o botão Xbox continuará desligando o controle”, revela a companhia.
Dispositivos como o ROG Xbox Ally também terão o botão, o que permitirá uma alternância mais suave entre os jogos e os apps do Windows 11. Porém, nestes consoles portáteis, a Microsoft prometeu animações diferenciadas — interface que não foi confirmada para o Windows 11 nos PCs.
A Microsoft prioriza testes com insiders
É importante ressaltar que a função estará disponível inicialmente para os Windows Insiders, que capta erros e aprimoramentos e tem como objetivo implementar o recurso. Não há data para o lançamento geral para usuários do Windows 11.
Ou seja, ao menos por enquanto apertar o botão Xbox do seu controle abrirá apenas a Game Bar do Windows 11. Desta forma pode acessar seus widgets, informações do desempenho e dados gerais dos seus jogos.
É possível que a atualização se torne disponível para todos a tempo do lançamento do ROG Xbox Ally, que está previsto para ser lançado em outubro de 2025 (sem data oficial no Brasil).
Leia também no Canaltech:
- Xbox Magnus pode custar o dobro do PlayStation 6
- Quanto custa um PC com as especificações do ROG Xbox Ally X?
- Fim da bagunça na biblioteca de jogos? Entenda nova função do Xbox
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Fonte: Microsoft