Metroid Prime 4 decepciona em vendas e liga alerta na Nintendo
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Nintendo divulgou seu relatório financeiro trimestral na última terça-feira (3) e os números de Metroid Prime 4: Beyond acenderam um sinal amarelo na indústria. O retorno de Samus Aran e Hyrule Warriors: Age of Imprisonment não rendeu sequer 1 milhão de unidades vendidas.
Foi divulgada apenas a lista dos games que bateram esta métrica durante o período, mas a ausência dos dois — principalmente da última aventura da caçadora de recompensas espacial — assustou os fãs. Afinal de contas, “até” Kirby Air Riders alcançou quase 2 milhões.
Metroid Prime 4: Beyond não estar no topo das vendas, somado ao fato de que foi lançado tanto no Switch quanto no Switch 2 e teve um desenvolvimento turbulento, pode indicar que não foi um investimento “lucrativo” para a Nintendo, o que pode comprometer o futuro da franquia.
É possível que a aventura tenha alcançado o número de vendas combinado entre as duas plataformas, o que não seria contabilizado devidamente como destaque no relatório da Big N. Porém, seu sumiço e a falta do anúncio de uma sequência acendeu um alerta para os fãs da franquia.
Vale lembrar que demorou 7 anos para Metroid Prime 4: Beyond ser lançado, desde seu anúncio. Se considerarmos o intervalo entre o terceiro título e a nova experiência, o hiato é ainda mais amargo: 18 anos.
A 4ª jornada da linha “Prime” iniciou uma nova saga dentro de seu universo, com a presença de Sylux como o grande vilão. Porém, agora há um risco alto de o fim deste arco também demorar a ser visto ou pior — nem acontecer.
Metroid Prime 4 e Hyrule Warriors equivalentes?
É importante notar que o fato de Hyrule Warriors: Age of Imprisonment não atingir 1 milhão de unidades vendidas tem outros fatores responsáveis. O game é um spin-off, com um gênero distinto dos vistos em The Legend of Zelda tradicionais e não conta com Link como o protagonista. Além disso, ele foi lançado exclusivamente no Switch 2.
Em comparação, Metroid Prime 4: Beyond foi aguardado por muito tempo e já pertencia à uma série bem-estabelecida — com lançamentos entre o GameCube e o Wii. A Nintendo não revelou quais serão os próximos passos ou se veremos mais da atual saga futuramente.
Leia também no Canaltech: