3 melhores jogos da franquia Silent Hill
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A franquia Silent Hill, ao lado de Resident Evil, representa a verdadeira essência do que é um jogo survival horror. Em uma época que o gênero era “experimental”, ela fez história e criou uma tendência que segue até hoje.
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Konami
- 8 melhores jogos feitos por Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill
Mesmo que a saga da Konami tenha mais baixos do que altos, ela trouxe ideias e conceitos que se tornaram aclamados — principalmente quando se debate os terrores psicológicos como o tema central das experiências.
Para celebrar Silent Hill, o Canaltech reniu nesta lista os 3 melhores jogos da saga. Será que seu favorito está entre eles? Confira a seguir.
3. Silent Hill
Lançado no PlayStation em 1999, Silent Hill deu o pontapé inicial na franquia longeva e cheia de elementos sombrios.
Na aventura, você vive o papel de Harry Mason, um homem que sofre um acidente de carro e acaba dentro da macabra cidade para resgatar a filha desaparecida.
Sob uma intensa neblina e cercado por monstros terríveis, Mason e os jogadores descobrem que Silent Hill não é apenas um lugar inóspito, mas também um espaço onde seus maiores traumas ganham vida.
Ao lado de Resident Evil, o primeiro jogo da franquia da Konami redefiniu o que o público sabia sobre survival horror e abriu espaço para uma quantidade ainda maior de fãs. Se zumbis não chamavam a sua atenção, os mistérios faziam este papel aqui.
Além de marcar a história, Silent Hill é um verdadeiro “milagre técnico” no PS1. Este foi um dos primeiros projetos da Konami a adotar a renderização 3D em tempo real, algo que demonstrou o potencial do hardware nos anos 1990.
2. Silent Hill 3
Silent Hill 3 chegou ao PlayStation 2 em 2003 e foi responsável por criar uma conexão ainda maior com os jogadores. Desta vez a história abordava Cheryl Mason, filha de Harry — protagonista da primeira aventura.
De volta à tenebrosa cidade, ela tenta fechar um ciclo, porém todos sabemos que isso não é uma tarefa fácil. Não é?
Como a primeira protagonista feminina da franquia Silent Hill, os monstros e a abordagem levam em consideração os traumas que as mulheres carregam. Ainda que não tenha sido popular, ele teve um papel vital dentro da saga.
Um aspecto que foi criticado por muitos é que o título apela bastante para o que já foi consolidado nos capítulos anteriores. “Jogou no seguro”, sendo mais direto. Porém, nem isso tira o seu brilho como um dos melhores capítulos.
Em termos técnicos, Silent Hill 3 elevou a experiência o máximo que conseguiu no PS2 e trouxe gráficos de qualidade e um desempenho exemplar para a sua época. Ao lado de uma grande história, ele marcou muitos fãs e criou uma conexão forte com o público feminino.
1. Silent Hill 2
Por último, mas não menos importante, temos Silent Hill 2 — que foi lançado no PS2 e Xbox em 2001. Se o primeiro criou a base, o segundo título da franquia foi o responsável por mostrar que a série veio para ficar nos games.
Ao lado de James Suderland, os jogadores têm de visitar a tenebrosa cidade para descobrir o que houve com Mary (esposa morta do protagonista). Porém, o que descobrem é ainda mais perturbador e repleto de nuances.
Com criaturas aterrorizantes, uma história impactante e gráficos de ponta, Silent Hill 2 se tornou emblemático e, acima de tudo, desconfortável. Não tem como jogá-lo e se “sentir bem” — algo que impressionou muitos na época.
Em uma época em que o PS2 dava seus primeiros passos, o título encantou uma grande parte do público, assim como gerou sentimentos conflitantes de forma que poucos ousaram fazer dentro da indústria gaming.
Não à toa, este foi o primeiro projeto que a Konami quis trazer recentemente como remake — o que permitiu a ainda mais jogadores conhecerem o que tornou o terror de Silent Hill tão marcante para todos.
O mundo de Silent Hill
Ainda que tenham vários jogos para a franquia, como Silent Hill 4: The Room, o portátil Silent Hill: Origins e até mesmo a demo P.T. — que contou com a presença da parceria entre Hideo Kojima e Guillermo del Toro — nenhum estabeleceu tanto os padrões como os três primeiros.
Dito isso, os melhores games que foram lançados da franquia são:
- Silent Hill 2
- Silent Hill 3
- Silent Hill
Veja mais no Canaltech: