Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 MELHORES jogos que a Rockstar já fez

Por| 10 de Maio de 2020 às 10h10

Link copiado!

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
Tudo sobre Rockstar Games

Um fato inegável do mercado de jogos: quando a Rockstar Games fala, o mundo pára para ouvir. A empresa norte-americana fundada pelos irmãos Houser é uma das poucas na indústria a colecionar sucessos até mesmo quando seus jogos ficam aquém do esperado, então relacionar um punhado de jogos de todo o seu portfólio e chamá-los de “melhores” é uma tarefa, no mínimo, perigosa, já que com certeza vamos tocar em um assunto que você pode ter as suas próprias reservas.

Ainda assim, é seguro dizer que, mesmo diante de tanto sucesso, a Rockstar conseguiu produzir joias que se destacaram além da maioria. Nomes que acabaram na memória dos jogadores em várias gerações e são impossíveis de serem esquecidos.

Conheça, então, os 5 melhores jogos que a Rockstar já fez.

Continua após a publicidade

5. The Warriors

Um dos jogos da Rockstar mais conhecidos da era PlayStation 2, mas que poucos sabem sua real origem. The Warriors foi um filme de ação de 1979 (Os Selvagens da Noite, no Brasil), baseado no livro homônimo de Sol Yurick, publicado em 1965.

Tanto o filme como o jogo contam a história da gangue titular de Coney Island, em uma Nova York em constante guerra com outros agrupamentos criminosos rivais. Diante de uma reunião de apaziguamento da guerra urbana, uma figura central acaba assassinada e a culpa recai, injustamente, sobre os Warriors, que devem retornar ao seu reduto seguro no período de uma noite, com as outras gangues unindo forças para caçá-los.

O jogo começa seu enredo três meses antes do filme, a fim de situar personagens controlados pelo jogador e estabelecer as mecânicas de jogo. Seu personagem vai mudando dependendo do nível, com habilidades e resistências específicas de cada um. The Warriors foi o primeiro jogo em alta definição da história da Rockstar, chegando a 720p no primeiro Xbox. Hoje, ele tem um status de cult, tendo relançamentos no PlayStation 3 e PSP.

Continua após a publicidade

4. Grand Theft Auto V

Pulando para as gerações mais recentes, Grand Theft Auto V assegura o quarto lugar da lista por vários motivos: sua inovação de implementar três protagonistas — às vezes em uma mesma missão —, além de expandir consideravelmente o mundo aberto de San Andreas (esta cidade, aliás, palco de outro jogo mais à frente na lista). A jogabilidade foi amplamente refinada, trazendo uma progressão mais fluída e a “dirigibilidade” dos automóveis traz uma muito necessitada variação de controle de acordo com o tipo de veículo pilotado.

Mas o que mais justifica a presença de GTA V nesta lista é, sem dúvida, o fato de que ele ainda rende muito dinheiro à Rockstar, mesmo sendo originalmente lançado em setembro de 2013. Poucos são os jogos que perduram tanto tempo na ativa, e muito disso se deve aos constantes eventos multijogador de GTA Online, o qual a empresa investe um volume considerável de capital e pessoas.

Continua após a publicidade

3. Red Dead Redemption 2

O mais recente lançamento da Rockstar Games abre o nosso pódio ao trazer uma “prequência” que se ambienta anos antes do jogo de faroeste original: aqui, você controla Arthur Morgan, membro da gangue de Dutch Van der Linde, que deve recompor as riquezas de seu grupo enquanto lida com intrigas internas e as autoridades após um assalto dar muito, muito errado.

Red Dead Redemption 2 expandiu muito o conceito de mundo aberto do jogo original, dando mais opções de interação, missões auxiliares e visuais impressionantes, seguidos de um enredo que não deve em nada às tramas de suspense mais detalhadas de Hollywood. Mesmo sendo esse um jogo de ação, a forma como a narrativa progride coloca um tom de heroísmo aos nossos protagonistas fora-da-lei, o que faz dessa uma obra única, digna de qualquer coleção.

Continua após a publicidade

2. Grand Theft Auto San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas é, até hoje, tido por muitos como o melhor de toda a franquia, com seu universo imersivo e opções de customização tão variadas que consumiam horas e horas do tempo de partida dos jogadores. Você assume o papel de Carl “CJ” Johnson, ex-membro da gangue afro-americana Grove Street, que se afastou da região após seu irmão caçula morrer por sua culpa. Como nada nessa vida é fácil, o assassinato de sua mãe faz você voltar e retomar suas relações com a agora desconfiada ex-gangue.

Continua após a publicidade

Tal qual Red Dead Redemption, GTA: SA traz uma trama bastante detalhada, ambientada no cenário contemporâneo da década de 1990, com guerras entre gangues e corrupção policial, dentro de um arco muito maior e cheio de reviravoltas. Além disso, as customizações disponíveis iam além de “roupas e cortes de cabelo”, permitindo que o jogador malhasse na academia, customizasse seu carro com funções e cores, comprasse propriedades e vivesse uma rotina bem próxima do real. Definitivamente, uma obra de arte.

1. Red Dead Redemption

O primeiro Red Dead Redemption, lançado em maio de 2010 (e sua subsequente expansão Undead Nightmare) ficam no topo de nossa lista porque, apesar de sua continuação ser bem maior e bem mais trabalhada, foi aqui que a Rockstar pela primeira vez se estabeleceu como uma empresa que sabe desenvolver uma narrativa coesa e atraente (ao invés de um pano de fundo de base para GTA que funciona como desculpa para você ignorar a história e sair explodindo carros).

Continua após a publicidade

No controle de John Marston, ex-membro da gangue de Dutch van der Linde, você é acossado pelas autoridades federais, que o obrigam a caçar seus ex-companheiros, mantendo a sua esposa e filho como reféns. O universo expandido de RDR começou a se estabelecer aqui, com personagens icônicos e um volume perfeitamente balanceado de missões auxiliares — e um final que, embora a gente não conte aqui, garantimos, tem forte potencial para arrancar algumas lágrimas e te deixar bem bravo.

Leia também:Os 5 PIORES jogos que a Rockstar já fez

Agora é a sua vez

Continua após a publicidade

Como dissemos, é um esforço bastante complicado relacionar apenas cinco jogos dentre tantas produções icônicas da Rockstar Games. Com toda a certeza, nós nos dividimos bastante internamente, sugerindo esse ou aquele jogo — “competição acirrada” não é um termo que faz justiça ao que argumentamos para definir esta lista.

Assim sendo, está na hora de você opinar: quais jogos da empresa norte-americana deveriam estar aqui e por quê? Não deixe de justificar sua escolha nos comentários abaixo!