5 melhores jogos remake lançados em 2025
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Exige coragem para estúdio olhar para jogos clássicos e produzir remake deles, não apenas por reimaginar um projeto aclamado, mas também para atualizá-lo e estabelecer padrões modernos para algo já querido e amado.
- 10 jogos esnobados no The Game Awards 2025
- Fique longe: Os 10 piores jogos de 2025, segundo o Metacritic
Enquanto alguns seguem o caminho mais seguro na remasterização, outros se aventuram e tentam criar um novo sucesso a partir destes títulos mais antigos. Alguns até “morrem na praia”, mas outros atingem seu objetivo e se tornam experiências que reforçam o peso da trama e design do passado.
Se vimos grandes jogos como Final Fantasy VII Rebirth, Resident Evil 4 e Silent Hill 2 chegarem na forma de remake, quais são os melhores dentro desta categoria que foram lançados em 2025? Veja quais foram os games recriados com maestria, carinho e, acima de tudo, para os fãs:
5. Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
Mexer em um projeto original de Hideo Kojima nem sempre é uma boa ideia, mas a Konami ainda assim tentou e trouxe Metal Gear Solid Delta: Snake Eater. Como remake, ele deixa a desejar em comparação ao original. Porém, como forma de reviver uma franquia adormecida, ele consegue alcançar seu objetivo.
Ele traz muitas escolhas de direção diferentes das vistas no original, que tiram parte da identidade do antigo e de sua arte, o que se tornou uma grande reclamação para os fãs. Porém, em questão de desempenho, gráficos e na construção da aventura, ele se sai bem e funciona como uma boa porta de entrada para o público.
4. Dragon Quest 1 e 2 HD Remake
A Square Enix reviveu dois de seus títulos mais emblemáticos e ressuscitou Dragon Quest 1 e 2, na forma de um HD Remake — com um design 2.5D, similar ao que já foi visto em jogos como Octopath Traveler e Bravely Default.
A proposta não era apenas recriar as experiências clássicas para os fãs, mas reapresentar a franquia para os jogadores mais novos. E, desta forma, eles atingiram em cheio o coração de todos. Com visuais modernos, arte impecável e o clássico combate por turnos, ele se tornou grande em 2025.
3. Tony Hawk's Pro Skater 3+4
Após o imenso sucesso do remake dos dois primeiros jogos, lançado em 2020, era óbvio que a Activision traria Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 como a próxima releitura. O objetivo, claro, é fechar o pacote dos grandes games de sua principal série de esportes radicais.
Com excelente trilha sonora, presença de um elenco de peso (que conta com diversos brasileiros, como Rayssa Leal) e tudo que tornou os jogos clássicos em experiências aclamadas, o título reforçou suas raízes e manteve o seu nome em evidência — uma das grandes dificuldades da franquia na última década.
2. Ninja Gaiden 2 Black
Após mais de 10 anos sem qualquer novidade, a série da Team Ninja e da Koei Tecmo resolveu voltar com todo o gás. Além do novo Ninja Gaiden 4, os desenvolvedores trouxeram o remake Ninja Gaiden 2 Black — com adições como personagens extras e novos recursos para te ajudar nas batalhas.
O projeto surgiu como um “shadow drop” e o público o abraçou de primeira, com muitos elogios à ação desenfreada, seus gráficos e todas as mecânicas de combate. Mesmo com algumas críticas à sua câmera, ele se destaca de muitos games inéditos e merece seu lugar no pódio entre as releituras.
1. Trails of the Sky 1st Chapter
De todos os remakes lançados em 2025, nenhum se consagrou tanto quanto Trails of the Sky 1st Chapter. Ele adapta todos os elementos do primeiro jogo da linha e traz para a nova geração de PCs e consoles, com gráficos de ponta, sistema de batalha refeito e até mesmo dublagem.
Com uma trama imersiva, personagens cativantes e uma progressão que fez história entre os fãs de JRPG, esta versão consegue a árdua tarefa de não apenas manter o espírito do original, mas superá-lo. Se ele não estava em seu radar, nossa recomendação é para que o inclua o mais próximo possível.
2025 foi fraco com remakes
Além das remasterizações, os remakes não receberam tantas novidades assim durante o ano de 2025. Além dos mencionados acima, tivemos House of the Dead 2 Remake — o que não se enquadra muito na categoria “melhores”, nem no patamar mais baixo, se é que você me entende.
Enquanto aguardam por The Witcher Remake, Star Wars: Knights of the Old Republic e Prince of Persia: Sands of Time, os que mais brilharam neste ano foram:
- Trails of the Sky 1st Chapter
- Ninja Gaiden 2 Black
- Tony Hawk's Pro Skater 3+4
- Dragon Quest 1 e 2 HD Remake
- Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
Leia também no Canaltech: