Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos point and click

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Os jogos point and click foram uma febre nos anos de 1990 e arrebatam uma legião de fãs até os dias atuais. O estilo consiste em desvendar segredos e quebra-cabeças pelos cenários somente com o uso do mouse ou com um ponteiro movido com o controle.

Os games point and click possuem franquias maravilhosas para PC e consoles, com vários clássicos que marcaram a vida de muita gente. Por ser um gênero pensado para os computadores, é natural que a maioria dos títulos seja para essa plataforma — embora muitos tenham recebido remasterizações e relançamentos para consoles.

Esta lista com os 10 melhores jogos point and click para consoles e PCs tenta destacar títulos variados que possam agradar a todo tipo de jogador. Não espere ver apenas games clássicos: a ideia é mostrar como o estilo de apontar e clicar pode adotar formatos inéditos, em uma mistura de RPG, ação e aventura.

Continua após a publicidade

Melhores jogos point and click

10. The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery

The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery é um representante do gênero point and click que mistura filme com jogo. O título foi lançado em 1995 e inovou por trazer personagens reais, gravados com câmera, como protagonistas.

Continua após a publicidade

Os cenários foram totalmente renderizados em computador, possibilitando a inserção das gravações sobre o ambiente virtual. Essa técnica é similar à usada em Mortal Kombat, porém muito mais complexa por causa das várias cutscenes do game.

A história é centrada na vida de Gabriel Knight, um escritor que vem de uma família famosa por combater seres sobrenaturais. Para ajudá-lo, Gabriel tem ao seu lado a estudante Grace Nakimura, que também embarca na aventura.

Mitologia alemã e histórias de lobisomem

Tudo começa quando a dupla viaja para a Alemanha para investigar um lobisomem que estaria atacando pessoas em Munique. Curiosamente, esse personagem misterioso tem conexões com duas figuras históricas famosas do país.

Continua após a publicidade

Com essa temática adulta, conquistou muitos fãs pelo mundo. A parte mitológica dos lobisomens e a rica história da Baviera dão um toque muito especial ao enredo, cheio de detalhes e criatividade.

The Beast Within recebeu elogios dos críticos pela narrativa e ambientação, além de ter impressionado pelos recursos gráficos da época. Fazer um game baseado em filmes gravados era caro e exigia muita dedicação técnica, afinal era preciso reduzir bastante a qualidade para caber nos cartuchos e mídias.

9. Indiana Jones and the Fate of Atlantis

Continua após a publicidade

Indiana Jones pode até não ser famoso nos dias atuais, mas todo marmanjo com mais 30 anos conhece muito bem o personagem. Indy teve vários games criados para consoles e PC, mas Indiana Jones and the Fate of Atlantis é provavelmente o melhor deles.

O game foi feito pela LucasArts, em uma época de ouro da desenvolvedora, quando vários point and clicks de sucesso surgiram. A ideia aqui é encarnar o protagonista para decifrar enigmas, solucionar complexos quebra-cabeças e descobrir como progredir na história.

O enredo se passa em 1939 e obriga o aventureiro Indiana Jones a enfrentar um oficial nazista. A história vai guiá-lo por cenários incrivelmente variados e detalhados, os quais devem ser totalmente explorados para avançar.

Escolha o seu estilo de point and click

Continua após a publicidade

Um dos diferenciais deste título é a possibilidade de definir uma estrutura diferente de jogabilidade. Você pode optar pelo caminho do cérebro, no qual vai enfrentar quebra-cabeças difíceis, ou partir para a pancadaria, com puzzles mais simples e muitas lutas. Há uma terceira opção na qual você terá um cenário mais balanceado contando com ajuda de Sophia Hapgood.

Dependendo do caminho escolhido, o jogador verá itens exclusivos, lugares novos, personagens inéditos e linhas de diálogo diferentes. Este é um dos poucos games de apontar e clicar no qual o protagonista pode morrer se você fizer uma escolha errada.

O ápice ocorre durante a exploração da cidade perdida de Atlântida. É ali onde as principais coisas se desenrolam e a história toma um rumo mais mitológico.

Indiana Jones and the Fate of Atlantis é considerado um point and click versátil e destinado a um público mais velho, embora também possa ser aproveitado pelos jovens. Mesmo assim, marcou uma geração inteira não somente por ser altamente divertido, mas também por apresentar Indy em uma aventura digna do personagem.

Continua após a publicidade

8. Game of Thrones - A Telltale Games

Game of Thrones é uma das melhores séries de todos os tempos, por isso era natural que várias desenvolvedoras tentassem recriar Westeros. Após vários jogos ruins, a Telltale trouxe uma pérola que mistura aventura, escolhas e point and click.

O jogo foi lançado no formato de episódios e apresentava uma história totalmente inédita, baseada em fatos ocorridos na série de TV. O estilo é o mesmo consagrado pela Telltale, no qual as escolhas e ações do jogador impactam nos eventos posteriores.

Continua após a publicidade

Aqui, você será um membro da Casa Forrester, uma importante dinastia do norte e alinhada dos Stark. Você deverá controlar cinco personagens que precisam se virar para salvar a si e aos seus familiares. Prepare-se para descobrir um lado inédito da história e encontrar figurinhas carimbadas, como a rainha Cersei, a mãe dos dragões Daenerys e o bastardo John Snow.

Um novo olhar sobre GoT

O enredo envolvente teve a participação de Ty Corey Franck, assistente pessoal de George R. R. Martin, o criador dos livros que originaram a série televisiva. É impossível ficar passivo diante da história, já que a jogabilidade faz você conhecer e se importar com cada personagem.

É fundamental explorar os cenários para encontrar itens e conversar com as pessoas. Se você deixar de ter algum diálogo importante, isso pode causar alguma desgraça lá no futuro, então é importante vasculhar cada cantinho.

Continua após a publicidade

Game of Thrones - A Telltale Games fez bastante sucesso e ficou devendo novas temporadas. Infelizmente, devido a problemas de reestruturação no desenvolvimento, a proposta nunca saiu do papel.

7. Sam & Max Hit the Road

Sam & Max são dois personagens de quadrinhos criados por Steve Purcell, mas também protagonizaram games point and click incríveis nos anos de 1990. As aventuras do cachorro Sam e do coelho Max envolvem investigação, quebra-cabeças e humor ácido.

Continua após a publicidade

O mais famoso é Sam & Max Hit the Road, um game desenvolvido pela LucasArts, durante a era dos point and clicks da empresa. No game, a dupla precisa desvendar o caso do pé grande desaparecido, e para isso vão cair na estrada por pontos turísticos dos Estados Unidos.

O título segue uma fórmula que já havia dado certo em Maniac Mansion e Monkey Island. Você precisa vasculhar cenários e interagir com personagens para progredir na aventura. Saia da caixinha para pensar em soluções mirabolantes para problemas surreais.

Um desenho animado jogável

Um dos pontos altos do título é a dublagem, uma das primeiras da história a incorporar vocais completos. Todos os personagens têm vozes e estilos únicos de fala, proporcionando maior diversidade e imersão no game.

Continua após a publicidade

Os gráficos cartunescos também foram muito elogiados na época. Até os dias atuais, eles ainda impressionam pela beleza e riqueza de detalhes, principalmente nos cenários turísticos.

Os criadores até tentaram emplacar algumas sequências, mas todas acabaram canceladas, até a venda da franquia para a Telltale Games. Hit the Road foi aclamado pela crítica já no lançamento e se tornou um dos melhores jogos do estilo "apontar e clicar" de todos os tempos, com um lugar reservado no coração dos jogadores de PC.

6. Myst

Myst é uma das primeiras franquias do gênero point and click a serem aclamadas pelos jogadores e pela crítica. O game foi lançado em 1993 e totalmente feito por dois irmãos: Rand e Robyn Miller.

O jogo chamou a atenção pela história inovadora e envolvente. Você está na pele de um explorador que ajuda Atrus, um ser mágico cuja habilidade é escrever livros que servem como portais para outros mundos, chamados Ages. A habilidade do protagonista era usada pela civilização antiga D'ni, que acabou devastada por uma misteriosa doença.

Para avançar no game é necessário resolver intensos quebra-cabeças e perder bastante tempo explorando os cenários. Além de apresentar uma história mais adulta, o título tinha um visual mais "realístico" do que o estilo cartunesco que dominava o período.

Avance pela névoa

Myst foi um sucesso de vendas, ajudando na venda de computadores pessoais e unidades para rodar CD-ROM, algo que era pouco comum no começo da década de 90.

O game recebeu mais três sequências, sendo que o último título chegou em 2005. Infelizmente, com a queda de popularidade do gênero, segue o hiato de games da franquia. Mesmo assim, a história rica em detalhes foi transportada para livros, trilhas sonoras, uma série de quadrinhos e até propostas de filmes ou séries (que nunca saíram do papel).

5. Full Throttle

Full Throttle é um jogo de point and click com doses de aventura e ação que mistura Mad Max com Monkey Island. Lançado em 1995, o game se destacou por um usar uma belíssima arte pixelada e várias possibilidades de interação do personagem: olhar, tocar, pegar, socar e até lamber as coisas.

A história é focada em Ben, o líder de uma gangue de motoqueiros chamada The Polecats. Ele é traído por um alto executivo da empresa Corley e acaba se perdendo do seu grupo, os quais se tornam guarda-costas do magnata.

O motociclista passa por cenários rochosos e desérticos que lembram um mundo pós-apocaliptico. A ambientação é simples na maioria do tempo, mas traz cenários detalhados e situações absurdas.

Um point and click de raciocínio

Em um dos momentos, você precisa derrotar outros motoqueiros no melhor estilo Road Rash — se usar a arma errada, você perde. Já em outra situação, você precisará salvar um avião descontrolado e seus passageiros de caírem em uma ribanceira.

Full Throttle é um dos games mais difíceis e punitivos do gênero de apontar e clicar, pois possui puzzles um tanto quanto complexos. Como as dicas do que deve ser feito são raras, a maioria dos jogadores acaba presa em algum local eventualmente. Já a trilha sonora é um dos pontos altos, afinal o protagonista é um motoqueiro.

O título chegou a ter sequências planejadas, mas a LucasArts nunca as colocou em prática. Após dois cancelamentos, associados ao declínio do gênero, o game de point em click do motoqueiro durão nunca mais retornou.

4. The Wolf Among Us

The Wolf Among Us é mais um dos excelentes títulos lançados pela Telltale Games, no auge da empresa, que contou com distribuição da Warner Bros. O game funciona como uma prequela da série de quadrinhos Fábulas, criada por Bill Willingham.

O game segue o mesmo padrão dos games da empresa, trazendo aventuras separadas por episódios e uma incrível história cheia de detalhes. O foco aqui não são os quebra-cabeças em si, embora eles estejam lá, mas a relação entre os personagens.

Você vai controlar o protagonista Bibgy Wolf, um lobisomem que dá nome ao título. O objetivo inicial é desvendar o misterioso assassinato de uma mulher, o que desencadeia uma série de outros eventos.

Um detetive com muitas escolhas

Além disso, como de costume, todas as escolhas são refletidas no futuro. Cada fala pode destravar uma nova opção de diálogo ou tornar as pessoas menos amigáveis com o detetive — o que impacta no progresso.

Você precisa explorar os ambientes ricos em detalhes para coletar evidências e interagir com personagens. Quando encontrar um item importante, o Wolf vai armazená-lo no seu inventário para uso posterior na história.

É impossível não destacar os belíssimos gráficos em estilo quadrinhos. Há traços grossos, como se tivessem sido desenhados à mão, e muitas cores aplicadas. Os efeitos de luz e sombra ficam muito bonitos nesse estilo de arte, dando um toque especial para a aventura.

The Wolf Among Us é considerado um dos games mais voltados para estilo point and click, o que agradou os puristas de plantão. O título fez tanto sucesso que recebeu uma continuação e segue como um dos maiores representantes do gênero de todos os tempos.

3. The Walking Dead

The Walking Dead consegue reunir o melhor do point and click em uma franquia com hype elevado. Os mortos-vivos de TWD eram um sucesso imenso na TV e nenhum outro game conseguiu repetir isso nos consoles ou no PC. Essa regra acabou com essa obra-prima da Telltale Games.

O jogo chamou a atenção por apresentar um sistema de escolhas que leva à sobrevivência de alguns personagens e morte de outros. O elemento de apontar e clicar está fortemente presente nas interações pelo cenário, nas relações entre os personagens e, principalmente, na resolução dos problemas.

Você viverá na pele de dois protagonistas: a menina Clementine, que estava sozinha no início do apocalipse zumbi, e o ex-professor Lee Everett. Vendo os horrores que o cercavam, Lee acaba "adotando" Clem enquanto viajam para encontrar os pais.

Curta a aventura em capítulos

Aqui, você não precisará se preocupar com puzzles mirabolantes, pois o foco é a história e o desenvolvimento dos personagens. A história muda conforme os diálogos escolhidos ou as ações tomadas durante os quick time events, os quais exigem pressionar botões rapidamente e na ordem certa.

O game foi lançado em capítulos, cada qual com cerca de 3 horas de duração média. Funcionava bem como um produto de entretenimento, já que os jogadores ficavam ansiosos para saber qual o destino dos personagens na próxima parte.

The Walking Dead foi aclamado pela crítica, em parte pela incrível ambientação e pela conexão emocional com os personagens. Chegou a ser indicado e a faturar vários prêmios de "Jogo do Ano", elevando o patamar da Telltale nos games point and click.

O primeiro game deu origem a uma franquia principal, alguns spin-offs e DLCs. É considerado até hoje uma das melhores adaptações de produtos de entretenimento para games de todos os tempos.

2. Grim Fandango

Grim Fandango é um dos maiores destaques do gênero point and click, considerado por muitos um dos games mais divertidos de todos os tempos. O jogo coloca o jogador na pele "agente de viagens" e ceifador de vidas Manny Calavera em uma jornada épica pela Terra dos Mortos.

O game tem quebra-cabeças inteligentes que exigem exploração dos ambientes e coleta de itens. Para curtir a aventura, você vai precisar apontar e clicar em praticamente todos os lugares do cenário. A dica é pensar de modo absurdo, indo além do óbvio, porque normalmente é isso que permitirá o avanço.

Calavera veio ao mundo em 1998 e ganhou um remaster em 2014. Foi uma mudança bem-vinda, porque adicionou gráficos com maior resolução, mas nem era necessário. A arte do jogo é linda, a ambientação é impecável e a dublagem é um show à parte.

Dublagem é um dos pontos altos

Manny tem um sotaque portunhol maravilhoso, que contagia os jogadores durante a aventura. Os personagens têm vozes características e muito bem interpretados, como o chefe de Calavera com sua voz esganiçada. Duvido que você não vá repetir algumas de suas frases mais famosas durante a jogatina ("ertá trancado") e seus trocadilhos, quase sempre envolvendo morte.

Grim Fandango é um game recheado de piadas divertidas, sacadas inteligentes e trocadilhos engraçados. É uma aventura relativamente longa para o gênero point and click que diverte por muitas horas seguidas. Infelizmente, uma sequência nunca foi lançada pela LucasArts, mas a originalidade desse game merece um lugar de destaque no ranking.

1. The Secret of Monkey Island

The Secret of Monkey Island é um jogo de aventura point and click que deu origem à principal franquia do gênero. O primeiro título foi lançado pela Lucasfilm Games (renomeada LucasArts) em 1990, tornando-se um sucesso instantâneo.

A história acontece em uma ilha tropical ao melhor estilo "Piratas do Caribe". Você é um aspirante a pirata chamado Guybrush Threepwood, cujo sonho é desvendar o segredo da Ilha do Macaco.

É claro que para chegar lá, você vai precisar desvendar quebra-cabeças surreais abusando da criatividade. Algumas resoluções beiram o absurdo, portanto é necessário clicar no máximo de lugares possíveis e testar todos os itens sempre que possível.

Como surgiu Segredo da Ilha dos Macacos?

Curiosamente, o primeiro jogo começou a ser criado pelo funcionário da Lucasfilm, Rob Gilbert, dois anos antes do seu lançamento. Ele conseguiu reunir dois veteranos no projeto: Tim Schafer e Dave Grossman. O criador se dizia frustrado com a dificuldade dos games de aventura daquela época (lembre-se de Contra, por exemplo), por isso decidiu fazer um point and click onde o personagem não morre.

A ausência da morte, que poderia ser um fator negativo, acabou se tornando um trunfo de Secret of Monkey Island, já que abriu espaço para experimentação e exploração. Você pode testar todos os itens ou fazer as maiores loucuras, sabendo que nunca verá uma tela de game over.

O humor afiado, a bela ambientação, a jogabilidade certeira e uma história altamente viciante fazem o sucesso de TSoMI. O primeiro jogo ganhou várias sequências — a última foi lançada em 2022 — spin-offs (games da Telltale) e até um remake de 2009. A franquia inteira merecia estar nessa lista, mas figurar no Top 1 já mostra como o game é excelente.

E aí, já está pronto para descobrir qual é o segredo da Ilha do Macaco?