George R. R. Martin

George Raymond Richard Martin, Autor de "As Crônicas de Gelo e Fogo"
  • Nascimento

    20 de Setembro de 1948 em Bayonne, Nova Jersey, Estados Unidos

George Raymond Martin nasceu no dia 20 de setembro de 1948 em Bayonne, Nova Jersey, Estados Unidos. Conhecido mundialmente por George R. R. Martin, é autor da série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que originou a série de televisão “Game of Thrones”. Em 2011, a revista norte-americana TIME elegeu o escritor como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Na adolescência, resolveu adotar “Richard” como nome do meio, tornando-se assim George Raymond Richard Martin. Cresceu numa família humilde e precisou, durante quase toda a vida, morar em casas populares construídas pelo governo para abrigar pessoas de baixa renda e imigrantes europeus que fugiram da Segunda Guerra Mundial.

George R. R. Martin graduou-se em jornalismo pela Universidade Northwestern, em Illinois em 1970. No ano seguinte, o autor cursou mestrado pela mesma universidade. No início da mesma década, começou a escrever contos de ficção científica e oferecer para revistas e jornais publicá-los, conseguindo apenas em 1973 com a história "With Morning Comes Mistfall” na revista Analog Science Fiction and Science Fact.

Em 1980, Martin começou a explorar a escrita de roteiros para televisão, trabalhando nas séries “The Twilight Zone” (1985) e “Beauty and the Beast” (1987). Um de seus contos “Nightflyers” teve uma adaptação cinematográfica em 1987.

Voltou a escrever livros em 1991, criando assim a série de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo”, inspirada na Guerra das Rosas, série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, e em Ivanhoé, um romance de 1820 do escritor escocês Walter Scott. O primeiro livro, “Guerra dos Tronos”, publicado em 1996, venceu o Prêmio Locus em 1997 e o Nebula em 1998, ano de lançamento do segundo volume, “A Fúria dos Reis”. Em seguida, Martin lançou os livros “A Tormenta de Espadas” (2000), “O Festim dos Corvos” (2005), que tornou-se o livro mais vendido da lista do The New York Times e do The Wall Street Journal naquele ano e “A Dança dos Dragões” (2011). Os títulos “The Winds of Winter” e “A Dream of Spring” ainda não possuem previsão de lançamento.

Em 2007, a rede de canais fechada HBO anunciou que adaptaria os livros numa série de televisão, que atualmente conta com 8 temporadas. Em 2016, “Game of Thrones” foi indicada a 23 categorias do Emmy, quebrando o recorde de indicações da premiação e depois quebrando o recorde de vitórias, com 16 estatuetas (38 no total).