Publicidade

5 melhores emuladores para jogar Nintendinho no celular

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

O mundo se encantou com o Nintendinho nos anos 1980, com jogos incríveis como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Kirby e outros que surgiram nesta plataforma. Porém, como todos sabem, o videogame foi descontinuado.

Ainda que a Big N tenha apresentado o NES Classic Mini (por tempo limitado) e seus jogos através da assinatura do Nintendo Switch Online, revisitar os “bons e velhos tempos” não precisa ser uma tarefa árdua para o bolso.

Pensando nisso, reunimos nesta lista os 5 melhores emuladores do Nintendinho para jogar no celular — que podem ser encontrados no sistema Android e no iOS.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Nostalgia.NES

O Nostalgia.NES é o emulador de Nintendinho que muitos buscam para o seu celular, com uma interface simples e intuitiva para uma grande parcela do público. 

Ele traz diversos benefícios para seus jogos, como controles na tela customizáveis e a função de “rebobinar” o gameplay nos momentos críticos.

Apesar de tanta facilidade, ele tem um ponto negativo que pode te desmotivar no uso cotidiano: a versão grátis contém anúncios, enquanto terá de pagar pela versão Pro para escapar deles.

Outro aspecto que impede uma parte dos usuários é sua indisponibilidade na App Store (iOS). O Nostalgia.NES está liberado apenas na Google Play Store.

4. John NESS

O John NESS é conhecido por ser um dos mais bem otimizados para Android, com um desempenho exemplar mesmo em smartphones modestos.

Continua após a publicidade

Além disso, o seu sistema tem suporte para a utilização de recursos como trapaças e salvar seu progresso — o que ajuda bastante em sua utilização.

Porém, é válido notar que a sua interface é extremamente simples e menos moderna do que a vista nos demais. 

Além disso, por ser um app gratuito, ele obtém sua lucratividade através dos anúncios. Isso pode se tornar irritante para uma parcela dos usuários. O John NESS pode ser encontrado apenas na Google Play Store.

Continua após a publicidade

3. Lemuroid

O Lemuroid é uma plataforma de emulação do Nintendinho que está entre as mais aclamadas entre a comunidade de fãs e não é à toa: sua interface é simples e muito amigável.

Uma função que o mantém em um patamar acima das demais é a organização automática dos jogos, que permite encontrá-los e começar a jogar com mais facilidade.

Além disso, ele tem um alto desempenho e suporta vários consoles retrô diferentes dentro do app. Ou seja, além do Nintendinho, terá diversos outros na palma de suas mãos.

Continua após a publicidade

Disponível apenas na Google Play Store, o Lemuroid é mais um que segue sem disponibilidade para os dispositivos iOS.

2. Delta - Game Emulator

Se até aqui o iPhone não tinha recebido seu destaque, com o Delta - Game Emulator isso mudará. O emulador de Nintendinho é um dos melhores no sistema operacional da Apple, com uma interface polida e intuitiva.

Continua após a publicidade

Ele segue o padrão “tudo em um” e não emula somente o NES, mas também o Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy e até mesmo o DS. 

Muitos elogiam a integração do emulador com os controles, o que permite uma forma mais suave de se jogar os principais jogos retrô.

O Delta - Game Emulator segue o caminho contrário dos demais e não está presente na Google Play Store, disponível apenas na App Store.

Continua após a publicidade

1. RetroArch

O RetroArch é o emulador do Nintendinho mais versátil disponível nos celulares, com a presença de diversos recursos que vão te ajudar a jogar da melhor forma.

Ele permite que você acesse diversas plataformas antigas, assim como tem uma interface com um alto nível de personalização. 

Desta forma, o RetroArch se torna uma das melhores opções para emular diversos consoles em um app só. O grande desafio é a complexidade para os iniciantes configurarem pela 1ª vez, mas depois é “só alegria”.

Continua após a publicidade

Ao contrário dos demais, que estão disponíveis apenas em um sistema, o RetroArch é liberado no Android, via Google Play Store, e no iOS, através da App Store.

Atenção aos emuladores do Nintendinho

Caso tenha notado a fraca presença de emuladores do Nintendinho nos dispositivos iOS, é válido lembrar que este tipo de app só foi permitido na plataforma da Apple em 2024. Logo, muitos ainda seguem apenas no Android.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante é que cada um deles é apenas o software para rodar os jogos, mas para ter acesso a eles é preciso ter o arquivo (ROMs). É importante tomar cuidado com a forma como os obtém, pois, a depender de sua origem, pode ser considerado pirataria — que é um crime. 

Entre os melhores emuladores de Nintendinho para celulares, estão:

  1. RetroArch
  2. Delta - Game Emulator
  3. Lemuroid
  4. John NESS
  5. Nostalgia.NES

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade