Marvel's Wolverine terá "física de sangue" própria para garantir a carnificina
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Com o anúncio de Marvel’s Wolverine na quarta-feira (24), a Insomniac Games explicou como funcionarão algumas mecânicas da aventura. Com toda a violência que os jogadores verão na história inédita do carcaju, o próprio sangue teve de ganhar uma física própria.
O recurso é chamado de Blood Tech, que teve todo um cuidado para mostrar as formas diferentes que ele pode voar, ser derramado, criar poças e se prender a materiais (como pele, vestes, superfícies, garras etc.).
A intenção é fazer jus ao emblemático X-Men em Marvel’s Wolverine, já que ele está longe de ser o “amigão da vizinhança” como o Homem-Aranha. Para Logan, a violência não é a resposta. É a pergunta. E a resposta é “sim”.
No documentário “Behind the Claws”, os desenvolvedores do título explicam como foi traduzir toda a fúria do personagem das HQs para os jogos, o que inclui as partes visuais que resultam de cada massacre que ele participa.
Violência em Marvel’s Wolverine
A diretora de projetos de Marvel’s Wolverine, Jess Reiner-Reed, conta que chegou um certo momento da experiência em que foi questionado se estavam indo longe demais com o herói.
Porém, nas próprias histórias em quadrinhos ele é conhecido por ser “o melhor no que faz” e isso não pode ser visto por sua bondade e carinho com os seus antagonistas.
“Em uma parte do trailer ele pula e atravessa o rosto do oponente. Ali eu pensei que estávamos indo um pouco longe demais. Mas eu estou tão feliz que seguimos, porque é visualmente fantástico”, afirma Reiner-Reed.
Já o diretor-criativo de Marvel’s Wolverine, Matt Smith, aponta que decisões precisavam ser tomadas para trazer uma aventura que representasse bem a imagem de Logan.
“A questão que nos cercou na Insomniac Games foi ‘Vocês farão um jogo de Wolverine que seja violento e visceral como o personagem nas HQs?’”, diz Smith.
Apesar do desenvolvedor não responder diretamente, são mostradas diversas cenas em que vemos o herói usando suas garras para devastar os inimigos ao seu redor. Ou seja, a resposta é um “sim” visual.
Vale notar a versatilidade da Insomniac Games, que até “ontem” trazia jogos family-friendly como Ratchet & Clank e Marvel’s Spider-Man — que se tratam sobre heróis e a parte mais nobre de suas missões.
Certamente é o que não será visto em Marvel’s Wolverine, que lidará com o pior lado dos seres humanos, mutantes e outras existências das HQs. O jogo será lançado no 2º trimestre de 2025 para o PlayStation 5.
Leia também no Canaltech: