Publicidade

Mão de ferro: Nintendo impõe multa de US$ 2 mi e bane modder para sempre

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo venceu mais um processo contra modders, desta vez contra a plataforma Modded Hardware e seu administrador, Ryan Daly. O site permitia que usuários comprassem dispositivos que facilitam a pirataria, como o cartucho MIG Switch.

De acordo com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, Daly terá de fechar o site em definitivo e pagar uma multa de US$ 2 milhões para a Big N. Além disso, ele terá de passar o domínio da plataforma para a companhia.

E a Nintendo não brincou em serviço, já que também preveniu — por lei — que Daly se envolva de qualquer modo com dispositivos que burlam seu sistema. Isso inclui criar, vender, contribuir, investir ou estar relacionado com sites que trabalham com produtos similares. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O cartucho MIG Switch permitia jogar os títulos oficiais da Nintendo sem a presença de uma fita, o que garante a utilização de softwares pirateados. O uso deles se tornou comum na comunidade, mas a companhia investe todas as suas armas em impedir seu avanço na geração Switch 2.

A guerra da Nintendo contra o mercado ilegal

Ainda que todas as grandes fabricantes lutem para que o mercado de jogos piratas não cresça, nenhuma delas vai para cima desta indústria ilegal como a Big N. Além de impedir sites e plataformas, eles também enviam seus advogados sempre que veem versões modificadas de suas franquias.

Isso levou a movimentos extremamente polêmicos, como a mudança nas normas dos usuários do Nintendo Switch e Switch 2: que agora tem como cláusula a possibilidade de brickar o dispositivo, caso jogue qualquer experiência pirata ou com mods.

Em 2024, a companhia também foi atrás de diversos emuladores como o Yuzu e o Ryujinx — levando seus criadores a cessar sua distribuição e multas de milhões de dólares. Por mais que não tenha apelo popular, a Big N tem respaldo jurídico e continua vencendo todos os processos que movimentou.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: vale a pena fazer o upgrade do Nintendo Switch para o Switch 2? No YouTube discutimos o que o novo console híbrido traz de bom e se compensa mudar a geração nestes primeiros meses.