Luto nos games: morre Vince Zampella, pai de Call of Duty e Titanfall
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •

O desenvolvedor Vince Zampella, responsável por criar Call of Duty e atualmente trazer sucessos como Titanfall e Battlefield, morreu em um acidente de carro no domingo (22).
- 5 melhores jogos de Call of Duty
- Review Call of Duty: Black Ops 7 | É tanto deslize que fica difícil contar
Uma das maiores lendas dos jogos de tiro estava em uma Ferrari na Angeles Crest Highway, que fica no sul da Califórnia. De acordo com as autoridades, o carro saiu da pista, chocou-se em uma barreira de concreto e pegou fogo.
Duas pessoas estavam no veículo. O motorista ficou preso no incêndio e faleceu no local; já o passageiro foi ejetado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
As autoridades confirmaram a morte de Zampella, mas ainda não está claro se ele era o motorista ou o passageiro no momento da colisão. Mais informações devem ser divulgadas conforme a investigação avança. A razão pela qual ele saiu da estrada e bateu também não foi esclarecida até o momento.
Uma lenda dos jogos de tiro
Zampella é uma figura extremamente aclamada no mundo dos jogos eletrônicos, principalmente quando se debate os FPS. Ele foi o CEO da Infinity Ward durante a criação de Call of Duty, série que seguiu um dos caminhos mais bem-sucedidos dentro da indústria.
Em 2010, ele seguiu um caminho diferente e fundou a Respawn Entertainment — onde trabalhou em grandes sucessos como Titanfall, Titanfall 2, APEX Legends e a saga Star Wars Jedi (que já conta com dois games). Ele também esteve envolvido em projetos relacionados a Medal of Honor.
Além dos games, o estúdio também produziu curtas como Colette — que foi o primeiro conteúdo que um estúdio de jogos produziu a ganhar uma estatueta do Oscar. Neste caso, ele venceu como Melhor Documentário em Curta-Metragem no ano de 2021.
A Respawn Entertainment foi adquirida em 2017 pela Electronic Arts, e recentemente Zampella também assumiu outras funções e liderou a equipe focada em Battlefield. Inclusive, ele foi o diretor de Battlefield 6 e é considerado responsável por ressuscitar a franquia para toda a sua glória.
Esta é uma grande tragédia no mercado de jogos, que perdeu um dos seus maiores visionários e criadores. Franquias como Call of Duty e Titanfall já falariam por conta própria, mas o sucesso que BF6 atingiu reforça que ele nunca deixou de trazer o que os jogadores se encantam.
2025 se tornou um ano triste para a indústria de games no geral, que além de Vince Zampella também nos tirou Rebecca Ann Heineman — uma integrante essencial nas equipes que produziram Doom, Wolfenstein 3D e Baldur’s Gate II.
Leia também no Canaltech: