Publicidade

8 lendas urbanas que viraram jogos de verdade

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Histórias de superação sempre são bem-vistas, independentemente se falamos de jogos ou de outras mídias culturais. Nem sempre os projetos já nasceram para brilhar, na verdade sendo concebidos como “lendas urbanas”.

Às vezes a ideia era fazer apenas uma brincadeira de 1º de abril. Ou era algo pequeno, como um DLC que cresceu mais do que o imaginado e se tornou um título com sua própria autonomia. Porém, todos brilharam a seu próprio modo.

E nós do Canaltech aclamamos estas lendas urbanas que viraram jogos de verdade, com 8 games que superaram as expectativas e se tornaram um projeto totalmente original. Você vai se surpreender com a lista a seguir.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

8. Far Cry 3: Blood Dragon

Imaginado inicialmente como um DLC, Far Cry 3: Blood Dragon (2013) surgiu da mente de Dean Evans na Ubisoft Montreal. O diretor e roteirista apresentou o projeto como uma paródia da franquia, com um ritmo de filmes de ação classe B dos anos 1980. Afinal de contas, o que dinossauros e ciborgues tinham a ver com a série de sobrevivência? 

Como tudo da Ubisoft, seu desenvolvimento vazou e todos o trataram como uma pegadinha e uma piada — o que ajudou o estúdio a preparar o marketing ao redor disso, o que expandiu a lenda urbana para um lançamento completo com muito humor e irreverência.

7. The Murder of Sonic the Hedgehog

Não é todo dia que a SEGA conseguiu matar o Sonic, mas o jogo The Murder of Sonic the Hedgehog (2023) foi um grande marco. Ele surgiu como um projeto de 1º de abril, mas cresceu o suficiente para se transformar em um jogo completo e completamente distinto dos demais vistos na franquia.

Produzido pela equipe de mídias sociais da companhia nos EUA, ele foi lançado de surpresa (nem mesmo a equipe do Sonic Team sabia) e de forma gratuita, o que causou grande alvoroço na época. Outro aspecto legal é seu tom diferente, já que se espera velocidade e plataformas na franquia e o título era focado em investigações e diálogos.

Continua após a publicidade

6. Totally Accurate Battlegrounds (TABG)

A lenda urbana de Totally Accurate Battlegrounds (2018) começou com a Landfall Games, que divulgou o trailer de um jogo que parodiava experiências Battle Royale (como PUBG e Fortnite). O vídeo feito como piada tinha físicas exageradas e personagens moles, o que divertiu muitos fãs que assistiram ao conteúdo.

Mas o público não estava satisfeito apenas em rir. Queriam jogar aquilo de verdade. Então, no dia 1º de abril eles disponibilizaram o título de forma gratuita por um período de 100 horas. O sucesso foi tão grande e a comunidade abraçou tanto a ideia que eles mantiveram o título aberto para todos aproveitarem até os dias atuais. 

Continua após a publicidade

5. Nightmare Kart

Movido pela incapacidade da Sony de retomar Bloodborne, o estúdio LWMedia quis se inspirar no sucesso da FromSoftware para produzir a sua própria experiência de corrida — nos moldes de Mario Kart e Sonic Racing. Era um projeto de fã para fã, sem fins lucrativos e que ganhou uma força muito grande com o avanço de seu desenvolvimento.

A lenda urbana chamou tanto a atenção que a equipe de produção recebeu até uma visita dos advogados da Sony. Por causa disso, para lançar a experiência, eles tiveram de alterar o nome do projeto para Nightmare Kart (2024). Apesar das alterações, ele se manteve fiel à proposta original e segue disponível de forma gratuita até os dias atuais.

Continua após a publicidade

4. Uncharted: The Lost Legacy

A Naughty Dog dificilmente trabalha em expansões (basta ver que apenas o primeiro The Last of Us tem uma), mas eles pretendiam trazer um conteúdo adicional para Uncharted 4, chamado de The Lost Legacy (2019). Porém, as suas ambições se tornaram ainda maiores e ele virou um jogo próprio.

O que seria apenas um DLC se transformou na primeira aventura principal da franquia sem Nathan Drake como protagonista, algo marcante para os fãs. Na aventura o público conferia uma jornada inédita de Chloe Frazer e Nadine Ross, o que expandiu ainda mais o universo da própria franquia. 

Continua após a publicidade

3. Hollow Knight: Silksong

Falando de expansões que ganharam força sozinhas, temos o caso de um dos jogos mais esperados por toda uma legião de fãs: Hollow Knight Silksong (2025). A lenda urbana é que o DLC traria um mapa maior, mais ação com Hornet e uma aventura tão ampla quanto o seu jogo base.

Para atender aos clamores do público, a Team Cherry decidiu arregaçar as mangas e transformou o conteúdo adicional exatamente naquilo que o público queria: um jogo completo da personagem. Pode ter demorado anos para ele chegar? Sim, mas pela resposta do público, toda essa espera valeu a pena.

Continua após a publicidade

2. Goat Simulator

Goat Simulator (2014) foi desenvolvido pela Coffee Stain durante um game jam, apenas como uma brincadeira. Era um protótipo, com físicas quebradas e uma cabra para gerar risos e virar uma piada — porém, quando o vídeo de seu gameplay foi divulgado no YouTube, as coisas tomaram outra escala.

O trailer se transformou em um viral e o público estava ansioso: afinal de contas, como e quando poderiam jogar aquilo em seus PCs e consoles? Com o retorno positivo dos fãs, a desenvolvedora decidiu polir o protótipo para comercializá-lo devidamente e ele se tornou um grande sucesso comercial.

Continua após a publicidade

1. Pokémon GO

Quem diria que Pokémon GO (2016), um dos jogos que basicamente ressuscitou o amor do público pela franquia, nasceu de uma mera lenda urbana? Pois é, ele surgiu de uma parceria entre o Google e a The Pokémon Company para o 1º de abril e que virou uma enxurrada de pedidos para que fosse transformado em realidade.

A brincadeira envolvia usar o Google Maps para caminhar e capturar os monstros de bolso. Porém, a companhia não tinha tecnologia para isso — algo que o estúdio Niantic possuía, através da plataforma Ingress. Logo, eles se reuniram para juntar forças e produzir um dos jogos mobile que mais bombaram na última década.

Continua após a publicidade

Lendas urbanas renderam jogos divertidos

E não é por estas lendas urbanas terem acertado no alvo e se tornado jogos que elas pararam. Muito pelo contrário, a Coffee Stain, por exemplo, lançou Goat Simulator 3 (sem a existência sequer do 2º) para manter a piada. Pelo estrondoso sucesso e expectativas por Hollow Knight: Silksong, dificilmente o título deve ser o “fim” da saga dos insetos da Team Cherry.

Porém, entre os principais games que nasceram de formas incomuns, estão:

  1. Pokémon GO
  2. Goat Simulator
  3. Hollow Knight: Silksong
  4. Uncharted: The Lost Legacy
  5. Nightmare Kart
  6. Totally Accurate Battlegrounds (TABG)
  7. The Murder of Sonic the Hedgehog
  8. Far Cry 3: Blood Dragon
Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: