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League of Legends decreta guerra contra prática de smurfing

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Riot Games
Divulgação/Riot Games

A Riot Games anunciou nesta semana que a Era do Smurfing em League of Legends chegará ao fim. De acordo com o estúdio, eles vão passar a banir jogadores conhecidos como “boosters” e “hitchhikers” para impedir a polêmica prática.

Os desenvolvedores do MOBA também se pronunciaram sobre a declaração de guerra. Drew Levin, membro do time que trabalha no jogo multiplayer, afirma que eles estão 100% comprometidos a impedir o avanço deste movimento — mesmo que isso doa no bolso:

“Com certeza perderemos dinheiro e ativos mensais pela escolha de acabar com o smurfing. Por anos, jogadores diziam que nunca faríamos isso por medo de seguir o caminho certo pelo jogo se isso reduzisse o dinheiro. Nós acreditamos no futuro de League of Legends”.
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Em quase 20 anos de League of Legends, esta será a primeira vez que a Riot Games vai investir contra o smurfing dentro da experiência — uma reclamação antiga da comunidade e que não tinha sido atendida até agora. A promessa é que, a partir de 10 de setembro de 2025, contas que forem vendidas, compartilhadas e impulsionadas serão banidas.

Prática de smurfing em League of Legends

Smurfing é uma velha prática dentro da comunidade de League of Legends e diversos outros jogos. Jogadores experientes criam contas novas com o objetivo de subir de nível e ranking rapidamente e depois as vendem a preços alto.

Também há casos em que os jogadores de baixo nível pagam para alguém mais habilidoso ajudá-lo a subir no ranking — o que torna as partidas mais injustas em um cenário geral. 

Em ambos os casos os jogos multiplayer online acabam sendo prejudicados, já que não é incomum em rankings mais altos alguém cair em seu time com um nível de habilidade que não se equipara aos demais. 

Ainda que grande parte da comunidade de League of Legends apoie o fim da prática, a ação da Riot Games contra o smurfing está provocando um grande alvoroço — principalmente por quem estava ganhando dinheiro com ela e por jogadores que não estavam jogando de forma justa. 

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A Riot é um dos primeiros estúdios a realmente tomar um plano de ação para impedir que a prática avance ainda mais dentro de sua comunidade. O mesmo raramente é visto pelas demais, seja entre os MOBA ou de quaisquer outros gêneros com multiplayer.

Decidida até a perder dinheiro para proteger aqueles que jogam League of Legends a sério, é possível que a prática inspire os demais a bani-la de sua comunidade do mesmo modo. Sonhar não custa nada, não é?

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