Publicidade

Konami tem planos para mais remakes de Metal Gear Solid

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Konami
Divulgação/Konami
Tudo sobre KONAMI

Uma pesquisa realizada pela Konami vazou no último sábado (20), com destaque para uma pergunta ao público sobre qual jogo da franquia Metal Gear Solid gostariam de ver refeito. A lista é bem completa e traz desde os games antigos da série até os mais recentes.

O conteúdo está associado à apresentação Metal Gear Production Hotline, que faz parte das atividades da produtora na Tokyo Game Show 2025. Vale notar que isso não é a promessa de novos remakes, mas sim a busca por uma perspectiva: se for produzido, qual deles será prioridade?

Um dos aspectos mais curiosos sobre a pesquisa da Konami é a ausência de algumas experiências relacionadas a Metal Gear Solid. Spin-offs como Metal Gear Rising e Metal Gear Survive (este último até justificável) não constam na lista, mas podem ser inseridos manualmente no campo “Outros”. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na lista obviamente Metal Gear Solid 3: Snake Eater está ausente também, mas por razões óbvias: um remake do título foi lançado no último mês de agosto no PS5, Xbox Series e PCs. O projeto não contou com a participação de Hideo Kojima, que concebeu a franquia.

Dúvidas com Metal Gear Solid Delta

Apesar da pesquisa indicar que a Konami está interessada em trabalhar em remakes de Metal Gear Solid, não é como se a franquia estivesse em um momento de brilho. A saída de Kojima da produtora, o fracasso comercial de Metal Gear Survive e diversos outros fatores afastaram os fãs da saga.

Em agosto lançou Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, remake do 3º game. Apesar de sua chegada “explodir” com 1 milhão de unidades vendidas em menos de 24 horas, ele logo desapareceu dos radares do público — que viu experiências que chamavam mais a atenção, como Hollow Knight: Silksong

Algumas críticas também foram bem acentuadas ao game. Reclamações ressaltam a mudança artística de algumas cenas, que mudaram o peso dramático visto no original, e o foco estratégico da Konami, que desde agosto segue focada no lançamento de Silent Hill f.

Ou seja, para outro Metal Gear Solid ter sucesso, é preciso que mudanças sejam realizadas para trazer uma boa experiência — algo que não foi tão bem aplicado neste remake ou nas diversas coletâneas lançadas nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Qual Metal Gear Solid merece um remake?

É importante levantar alguns debates, já que os dois primeiros Metal Gear Solid são verdadeiras obras-primas à sua própria maneira. Muitos fãs desejam vê-los de volta e isto é perfeitamente compreensível.

No entanto, vale notar que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots segue até os dias modernos preso ao PlayStation 3. Nenhuma coletânea o trouxe de volta, assim como a Konami não se deu ao trabalho de disponibilizá-lo para outros consoles ou remasterizá-lo. 

Ou seja, se você não foi um dos 87 milhões de usuários que tiveram um PS3 em sua vida, sequer teve a chance de experimentar o 4º game da franquia. Todos os demais jogos numerados da linha principal seguem disponíveis, o que abre um precedente para os milhares que queriam visitar sua história. 

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.