Konami anuncia que Juventus será um clube exclusivo do PES 2020

Por Rafael Rodrigues da Silva | 16 de Julho de 2019 às 18h58
Tudo sobre

KONAMI

Saiba tudo sobre KONAMI

Ver mais

Nesta terça-feira (16), a KONAMI anunciou um novo acordo de exclusividade com a Juventus, o que faz com que o clube italiano não estará incluso no título de futebol da EA.

Segundo o anúncio da Konami, empresa desenvolvedora do PES 2020, a parceria faz com que a empresa tenha direitos exclusivos de uso sobre o nome e brasão do time, os uniformes oficiais e até mesmo a utilização do estádio do clube (Allianz Stadium) em jogos de futebol para consoles de videogame. O fato de o contrato especificar o uso em “consoles” pode ser uma abertura deixada pelo clube para ser incluído em outros jogos de futebol com uma abordagem diferente (como a série Football Manager).

Em comunicado, a EA confirmou que a parceria que possui com o clube italiano foi finalizada no dia 30 de junho, e que o próximo jogo da série FIFA trará o "Piemonte Calcio" no lugar da Juventus, com um brasão e uniforme totalmente customizados. Piemonte é a região da Itália onde a Juventus está estabelecida, assim os fãs dela poderão facilmente reconhecer qual clube foi incluído no lugar da equipe.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Apesar da retirada da Juventus do título, o Piemonte Calcio ainda terá em seu elenco todos os jogadores com o mesmo nome e aparência dos jogadores do clube italiano. Isso porque os direitos sobre o nome e a imagem dos jogadores não pertencem ao clube, mas à FIFPro (Associação dos Jogadores de Futebol Profissionais) e, como a associação tem um contrato tanto com a Konami quanto com a EA, ambas as empresas podem usar em seus jogos as imagens e nomes de todos os jogadores que pertencem a ela (que são basicamente todos os clubes do mundo, com exceção dos brasileiros, onde o direito de imagem pertence a cada jogador e as empresas devem negociar os contratos individualmente).

Esse não é o primeiro caso de contrato de exclusividade que irá tirar clubes do Fifa, e o contrato firmado com a Juventus é bem parecido com o que a Konami já havia fechado ano passado com o Corinthians e o Flamengo. Além da Juventus, a Konami também possui parcerias com o Manchester United, Arsenal e Bayern de Munique, mas nenhum desses casos é um contrato de exclusividade, o que permite que eles sejam utilizados normalmente em outros jogos.

O eFootball Pro Evolution Soccer 2020 será lançado no dia 10 de setembro, mas no dia 30 de julho a Konami já irá disponibilizar uma demo do título para aqueles que quiserem testá-lo. Já o FIFA 20 será lançado cerca de duas semanas depois do título da Konami, no dia 27 de setembro.

Fonte: Gamespot

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.