Publicidade

Toru Iwatani | Quem foi o criador do Pac-Man?

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Pixels
Reprodução/Pixels

Toru Iwatani foi o criador do personagem Pac-Man, famoso pelo arcade nos anos de 1980 e ícone do universo dos games. O "Pai de Pac-Man" é um designer de jogos japonês nascido em 25 de janeiro de 1955 que nunca estudou programação, design ou artes.

Iwatani ingressou na Namco em 1977, quando tinha apenas 22 anos, e aprendeu tudo sem nenhum tipo de ensino formal, sendo considerado um autodidata. Na época, o criador de Pac-Man nem sonhava em trabalhar com videogames, pois a Namco produzia apenas brinquedos físicos, como galerias de tiro e dispositivos de projeção.

O designer tinha o sonho de desenvolver máquinas de pinball, mas acabou sendo alocado para trabalhar em uma área recém-criada para desenvolver jogos digitais. O primeiro título de Toru foi chamado Gee Be (1978), um clássico de quebrar tijolinhos muito similar a um pinball.

Continua após a publicidade

O japonês ainda criou outros dois games similares: Bomb Bee e Cutie Q. Mas ele notou que os títulos atraiam apenas homens, sem tanta inovação. Por isso, Iwatani decidiu produzir um título que pudesse ser desfrutado por um público mais amplo: crianças, mulheres e casais.

Surgimento de Pac Man

Foi então que Toru Iwatani teve a ideia de um personagem enquanto comida uma pizza. Ao tirar uma fatia, ele notou que a forma geométrica lembrava uma boca. O visual era simples, porém ideal para rodar nos consoles da época, que não tinham muitos recursos gráficos.

Continua após a publicidade

Esse personagem amarelo, com uma boca gerada por uma fatia removida, era ninguém menos que a primeira identidade visual de Pac-Man. Os produtores chegaram a cogitar a adição de olhos para deixá-lo mais humanizado, mas desistiram da ideia porque iam querer colocar óculos, bigode e outros adereços que atrapalhariam o jogo.

A imagem estava pronta, mas agora era necessário criar uma história para o personagem. E qual a melhor forma de reunir as pessoas que um bom prato de comida?

Não foi a toa que Pac-Man ganhou o nome de Come-Come no Brasil, porque o objetivo era exatamente esse: comer as pastilhas do cenário. O objetivo do game era comer todos os elementos da tela antes que os fantasmas o pegassem.

Continua após a publicidade

Puck-Man e o nome inapropriado

O que muita gente não sabe é que Pac-Man foi chamado antes de "Puckman". O fliperama foi criado com esse nome e colocado para rodar em vários arcades do Japão no dia 22 de maio de 1980, se tornando um sucesso absoluto.

A febre chamou a atenção da fabricante de arcades norte-americana Midway, que comprou os direitos do jogo para lançá-lo no ocidente. O carisma dos personagens e a facilidade de compreender as regras do jogo, associada à elevada dificuldade, se tornaram pontos fortes de Puckman.

Continua após a publicidade

Quando o bichinho amarelo veio para os Estados Unidos, seu nome acabou alterado devido à semelhança com a palavra fuck (foder, em inglês). Havia-se o temor da desfiguração dos gabinetes e dos trocadilhos, o que poderia tornar o game inocente em algo inapropriado para crianças.

O mesmo ocorreu com os quatro fantasmas: Blinky, Pinky, Inky e Clyde — todos baseados em um anime chamado Obake no Q-Taro. No Japão, eles eram chamados Oikake, Machibuse, Kimagure e Otoboke, que significa, respectivamente, caçador, emboscada, constante e estúpido.

Um gênio do Pac Man

Mesmo tendo criado outros games de sucesso, como Ridge Racer e Time Crisis, nenhum chegou ao patamar de Pac-Man. Iwatani virou uma figura venerada não somente na Namco, onde exerceu cargos administrativos, mas também em toda a indústria.

Continua após a publicidade

O Pai de Pac-Man disse que nunca lucrou com a criação do personagem, já que ele era apenas um funcionário. Apesar disso, já declarou ter ficado imensamente feliz por projetar a icônica bola amarela.

Ele ainda voltou aos velhos tempos desde 2007, quando desenvolveu Pac-Man Championshi Edition exclusivamente para o Xbox 360. Ele deixou a Namco na sequência para dar lugar a novos talentos.

Toru Iwatani atualmente é professor na Universidade de Artes de Osaka, onde ministra a disciplina de Estudos de Design de Personagem. O designer foi lembrado recentemente no filme Pixels, dirigido por Chris Columbos em 2015, no qual os mocinhos assumem carros inspirados nos fantasmas e precisam combater Pac-Man.