5 jogos sobre esportes olímpicos para celular
Por Rodrigo Folter • Editado por Bruno Salutes |
As Olimpíadas! Poucos momentos mexem tanto com o mundo quanto os Jogos que se iniciaram na Grécia Antiga há mais de 2000 anos e é símbolo de força, superação, trabalho em equipe e desperta a união em todo o país.
- Melhores aplicativos para acompanhar as Olimpíadas ao vivo
- Olimpíadas | Atletas trans levam vantagem ou não nas competições esportivas?
- Olimpíadas: casos de COVID se multiplicam entre atletas e técnicos
A edição atual acontece no Japão e contou até com o então Primeiro Ministro chegando no encerramento dos Jogos do Rio através do tradicional cano verde do Mario e nada mais justo em um país cujos jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano e da cultura do país fazer uma homenagem com jogos que estão presentes no evento.
Badminton League
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: gratuito (compras internas opcionais)
- Tamanho: cerca de 220 MB para Android e 170 para iOS (versão 5.21 para Android e 5.23 para iOS)
A versão para celulares do esporte que teve origem na Inglaterra apresenta controles intuitivos em um cenário competitivo contra outro usuário da plataforma. No jogo é necessário vencer uma série de partidas para chegar a ligas mais altas enquanto evolui o seu personagem.
Lançado pela RedFish Games o jogo consiste em não deixar o volante ou a pena, como são chamados os objetos que os jogadores precisam rebater, cair em sua quadra enquanto controla o badmintonista para o fundo ou para a rede da quadra, além do estilo de batida que vai dar. É possível mandar uma bola alta para o fundo da quadra, enganar o adversário lançando próximo da rede e também é possível dar um corte rápido para não dar tempo de reação e garantir o ponto.
A primeira vez que o esporte esteve presente nas Olimpíadas foi em Barcelona, em 1992, e é disputado em partidas de um contra o outro ou em duplas. O primeiro jogador, ou dupla, que chegar a 21 pontos vence a partida. Atualmente a China detém o maior número de medalhas de ouro da modalidade com 18, além de oito de prata e quinze de bronze.
Archery Battle 3D
- Compatibilidade:Android, iOS
- Preço: gratuito (compras internas opcionais)
- Tamanho: cerca de 160 MB para Android e 140 MB para iOS (versão 1.3 para Android e 1.5 para iOS)
Com mais de dez mil anos de história, a arquearia é um dos pontos mais importantes da história da humanidade, seja pela sobreviência ou para apontar um caminho. Com o passar do tempo se transformou em esporte e chegou aos jogos eletrônicos onde é possível competir contra outros jogadores, como em Archery Battle 3D.
Consistindo de uma melhor de três, essa versão lembra muito os jogos competitivos da Miniclip, onde a cada vitória o jogador é recompensado com objetos que auxiliam no desempenho da partida, aumentando status como alcance e precisão, necessários conforme progride na carreira de arqueiro.
Nos Jogos Olimpícos teve a primeira aparição a mais de cem anos, em Paris no ano de 1900, mas passou por um hiato devido a regras inconsistentes e que mudavam de país para país. Retornou aos Jogos em 1972 em Munique e a Coréia do Sul é o país que domina o cenário.
Table Tennis Touch
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: gratuito (compras internas opcionais)
- Tamanho: cerca de 310 MB para Android e 320 MB para iOS (versão 3.2)
A versão para celulares do esporte praticado por nós desde o século 19 conta com diferentes modos de jogo para agradar todos os aspirantes de Hugo Hoyama. Entre o modo multijogador para competir contra outras pressoas e o modo carreira, que te leva desde o porão de sua casa, onde fica a mesa, até torneios internacionais enquanto constrói sua reputação.
O que mais chama a atenção é a parte visual, com cenários muito bem construídos e detalhados. Também é possível modificar sua raquete com diversos estilos e chamar a atenção enquanto disputa os torneios pelo mundo ou contra outros usuários.
Em Seoul, 1988, foi a primeira aparição do esporte nas Olímpiadas e consistia entre partidas com duplas ou individuais. A competição de 2020 também inclui disputas mistas, todas seguindo o mesmo formato de torneio até o final.
FIE Swordplay
- Compatibilidade:Android, iOS
- Preço: gratuito (compras internas opcionais)
- Tamanho: cerca de 490 MB para Android e 850 MB para iOS (versão 2.65)
Lançado pela Federação Internacional de Esgrima, a simulação do esporte para celular entrega uma experiência que ao mesmo tempo que diverte ensina o jogador o básico sobre o esporte, como tipo de ataque e posicionamento.
Após terminar uma série de fases que servem como tutorial, o jogador começa uma espécie de modo história dividida em 14 capítulos capítulos em que viaja ao redor do mundo participando de competições. Ao longo da viagem é possível mudar os atributos de seu personagem, assim como o uniforme utilizado, garantido melhores chances de vitória em ligas mais competitivas.
É um dos esportes mais tradicionais durante as Olimpíadas, sendo disputado desde o início dos Jogos da Era Moderna, em 1896 em Atenas e a Itália é o país com maior tradição na competição, seguido pela França e Hungria. Dividido em 10 modalidades diferentes, o esporte une classe com competição como poucos.
Mad Skills BMX 2
- Compatibilidade:Android, iOS
- Preço gratuito (compras internas opcionais)
- Tamanho: cerca de 230 MB para Android e 310 MB para iOS (versão 2.3)
Mad Skills entrega uma experiência divertida e casual, do esporte que tem uma história curta nos jogos olímpicos, mas algumas décadas de reconhecimento internacional.
Alguns modos esperam os jogadores, como o modo carreira que leva o jogador a diferentes zonas para disputar corridas em diferentes pistas e ao chegar em primeiro ganha-se dinheiro para poder melhorar sua bicicleta ou comprar uma melhor para os desafios a seguir.
A primeira edição dos Jogos que contou com o esporte foi em 2008 em Beijing, na China e a Letônia, com Maris Strombergs venceu pelos homens e a francesa Anne-Caroline Chausson foi a vencedora entre as mulheres. A disputa é feita entre oito atletas em uma pista com curvas, saltos e obstáculos.
Qual esporte olímpico mais gosta de assistir? Conta para a gente.
Fonte: Rede do Esporte, Olimpíadas - Esportes