Publicidade

10 jogos que definiram o PlayStation 2

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech
PlayStation 2

O PlayStation 2 foi o videogame mais vendido de toda a história, com o título de “console mais popular” entre o público. Mais de 160 milhões de pessoas tiveram suas vidas marcadas por ele e suas inovações.

Porém, um dispositivo de sucesso não é feito apenas de poder e dos componentes que carrega. Ele tem de ter jogos marcantes, que fazem o coração do público vibrar e trazem muita diversão e momentos épicos.

Dito isso, quais são os jogos que definiram a trajetória do PlayStation 2? Hoje o Canaltech reuniu 10 games que fizeram história ao lado do console de mesa da Sony — será que o seu favorito dessa geração está na lista?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Ainda que haja muito debate entre os fãs se o melhor MGS é o 2º ou o 3º, é inegável que Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001) fez história. Ele não é apenas um dos melhores games produzidos por Hideo Kojima, mas também considerado um dos “melhores jogos de todos os tempos”. 

Com uma trama que aborda inteligência artificial, engenharia social, memética e realidade virtual, vemos ao lado um verdadeiro salto geracional em comparação à aventura clássica de Solid Snake no PS1. Se você teve um PlayStation 2 e não o jogou, é hora de correr atrás do tempo perdido.

9. Shadow of the Colossus

Do mesmo criador de ICO, Shadow of the Colossus (2005) era um verdadeiro fenômeno no PlayStation 2. Na aventura o jogador controla Wander, que tem de derrubar 16 criaturas gigantescas que estão espalhadas pelo mapa. Não há outros inimigos, diálogos nem nada do tipo. É você contra gigantes e só.

Por mais que pareça “vazio”, este foi um dos maiores games de toda a história: ele mostra que os consoles de mesa também poderiam abordar técnicas contemplativas e que geram uma forte reflexão. Isso sem contar os embates épicos, que são extremamente marcantes para todos os gamers.

Continua após a publicidade

8. Devil May Cry

O jogo Devil May Cry (2001) foi uma das maiores pedradas da Capcom e de Hideki Kamiya no PlayStation 2, levando o gênero hack ‘em slash para um grau superior em termos de gráficos, narrativa, gameplay e obviamente estilo. Afinal de contas, Dante é de longe um dos protagonistas mais bem-trajados de uma geração.

Tentando impedir uma legião de demônios de chegar à Terra, o herói atira, pula, usa golpes de espada e seu próprio poder infernal para proteger as pessoas. O que ele não sabia é o quanto sua trajetória estava envolvida ao próprio mundo demoníaco e o quanto ficaríamos apaixonados pela franquia. 

Continua após a publicidade

7. Okami

Okami (2006) não foi um sucesso instantâneo e levou um bom tempo para ser aceito pela comunidade. Porém, isso não reduz sua importância: ele é não só um dos jogos mais bonitos da plataforma, como também um que mostrou a possibilidade de reverter todas as expectativas ao seu redor.

Ao invés de levar os gráficos do PlayStation 2 ao realismo, a Capcom aplicou a técnica de pintura “sumi-e”, o que gerou basicamente uma obra-de-arte na forma de jogo. Além disso, a Celestial Brush da protagonista foi inovadora, trazendo o gameplay para algo mais próximo de sua arte. 

Continua após a publicidade

6. Jak 3

A qualidade da Naughty Dogs sempre foi ímpar, desde Crash Bandicoot até chegarmos em The Last of Us. No entanto, o que poucos sabem é que Jak 3 (2004) é uma das pérolas mais subestimadas de seu catálogo e de toda a biblioteca do PlayStation 2.

Na experiência, os jogadores tinham um mundo aberto com carregamento contínuo e em alta velocidade. Seus gráficos e otimização foram impecáveis, levando o público a vários locais que podiam ser explorados sem qualquer tela de carregamento — algo que foi difícil de ver até na geração PS4. 

Continua após a publicidade

5. Resident Evil 4

Após a gloriosa trilogia do survival horror mais famoso de todos, a Capcom e Shinji Mikami trouxeram ao PlayStation 2 o jogo Resident Evil 4 (2005). A experiência amadureceu diversos elementos vistos nos seus antecessores e entregou uma aventura sólida e cheia de desafios para Leon S. Kennedy.

Ainda que tenha mantido os elementos de terror, o título coloca um pé no acelerador da ação e apresenta diversos momentos icônicos que dependem dos reflexos e destreza dos jogadores. É visto por muitos como o “melhor RE” e, mesmo atemporal, foi tão emblemático que ganhou um remake em 2023. 

Continua após a publicidade

4. Kingdom Hearts

Quem diria que misturar Final Fantasy com Disney daria certo. Não sabendo que era impossível, Tetsuya Nomura foi lá e concebeu Kingdom Hearts (2002). O RPG de ação trazia a magia de Mickey e seus amigos, com uma trama imersiva que evocava os melhores títulos da própria Square Enix.

O resultado disso é uma história que ganha forças por conta própria, enquanto faz uma bela homenagem aos dois universos em que se baseia. Com diversão e drama na dose certa, fora a presença de personagens icônicos, ela abriu as portas para uma trama que foi além do PlayStation 2.

Continua após a publicidade

3. Gran Turismo 4

Os jogos de corrida sempre ajudaram a ter noção do nível técnico dos videogames, com Gran Turismo 4 (2004) fazendo este trabalho no PlayStation 2. A experiência continha 700 carros com uma fidelidade visual que impressionava bastante nos anos 2000.

O realismo era incrível, com efeitos de iluminação, reflexos na lataria dos carros e mecânicas físicas que faziam inveja aos melhores jogos desta e das gerações anteriores. É importante notar que o título foi um dos poucos que ofereceu um modo de alta definição no PS2, com resolução em 1080i. 

Continua após a publicidade

2. GTA: San Andreas

Tivemos diversos Grand Theft Auto no PlayStation 2, mas nenhum ganhou tanta força e se tornou tão popular quanto GTA: San Andreas (2004). A aventura da Rockstar misturava ação, corrida e elementos de RPG em uma fórmula que beirou a perfeição.

Ele representa um dos pontos mais altos da franquia, o que demonstra o quanto o título estava à frente de seu tempo. Um mundo aberto imersivo, uma personalização em nível elevado e diversão (com multiplayer incluso) conquistou milhões de pessoas ao redor do planeta.

Continua após a publicidade

1. God of War

Por mais que se discuta, o rosto que definiu a geração PlayStation 2 foi o de Kratos. God of War (2005) foi o primeiro capítulo desta emblemática franquia, com o espartano que busca vingança contra todo o panteão grego. A brutalidade e a narrativa da Santa Monica Studio foram os pontos altos desta aventura clássica.

Reunindo elementos de RPG, hack ‘em slash e somado à dinâmica de Quick Time Events (QTE), ele foi um estrondoso sucesso e se tornou um dos maiores ícones dos jogos da Sony. Não é à toa que recebeu 5 jogos principais e diversos spin-offs, com o público pedindo ainda mais 20 anos depois.

Continua após a publicidade

O PlayStation 2 e seu legado

Óbvio que uma lista com apenas 10 jogos que marcaram o PlayStation 2 deixaria muita coisa de fora, como é o caso de pérolas como Final Fantasy X, Silent Hill 2, os jogos da linha Winning Eleven e Bully — que se tornaram grandes colossos por si só e também merecem ser mencionados como alguns dos melhores títulos do console.

E o mesmo vale para o lado contrário, sua popularidade também atraiu muitas ciladas. Se você teve um Bad Boys: Miami Takedown, Fugitive Hunter: War on Terror e Beverly Hills Cop sabe do que estamos falando, não é?  Para a nossa sorte, muitos seguiram com ao menos 1 destes grandes ícones no PS2:

  1. God of War
  2. GTA: San Andreas
  3. Gran Turismo 4
  4. Kingdom Hearts
  5. Resident Evil 4
  6. Jak 3
  7. Okami
  8. Devil May Cry
  9. Shadow of the Colossus
  10. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Leia também no Canaltech: