Publicidade

8 jogos para curtir com a família durante a quarentena

Por| 15 de Abril de 2020 às 12h35

Link copiado!

Ivanko80/Shutterstock
Ivanko80/Shutterstock

O isolamento social derivado da quarentena imposta por vários governos no mundo e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para frear o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2), infelizmente, ainda são as melhores formas de nos mantermos relativamente seguros da COVID-19, então teremos que perdurar essa nova rotina por mais um tempinho.

Entretanto, existem mecanismos que podem ajudar a tornar essa realidade mais tolerável. Já falamos aqui no Canaltech sobre jogos que você pode jogar e séries e filmes que você pode assistir a fim de arranjar entretenimento de longa duração para passar o tempo. Hoje, voltamos com outra lista, desta vez focada em colocar a sua família toda na jogada. Então confira a lista de 8 jogos para curtir com a família durante a quarentena.

1. Overcooked 2

Sumariamente desenvolvido para ser jogado entre diversas pessoas, Overcooked 2 é o tipo de jogo que amplia as capacidades de seu predecessor para posicionar você e outros três jogadores dentro de um ambiente gastronomicamente caótico, onde vocês deverão cortar, picar, fatiar e misturar vários ingredientes para criar diversos pratos e atender a pedidos cada vez mais desafiadores. É um dos títulos mais contemporâneos e bem-sucedidos dos chamados party games, e uma escolha perfeita para que você e outras pessoas possam se divertir durante a quarentena.

Continua após a publicidade

Leia também: Análise | Overcooked 2 é a desculpa perfeita para reunir familiares e amigos

2. The Jackbox Party Pack

Aqui temos uma premissa um pouco diferente: a desenvolvedora Jackbox Games (por trás do louco You Don’t Know Jack) criou esse pacote com uma série de jogos online de várias atividades, reunindo vários jogadores ao mesmo tempo para executarem competições como formação de palavras e soletragem, jogos de desenhos e outras coisas, com o tempero meio alucinado da franquia. Ah, sim! É uma franquia: The Jackbox Party Pack conta com sete pacotes, cada um com uns cinco ou seis jogos. E o melhor: alguns dos jogos contam até com capacidades de transmissão via Twitch, então você pode conectar amigos distantes para participarem via streaming de uma partida. E não, nem todo mundo precisa ter o jogo: apenas um “proprietário” já é suficiente.

Continua após a publicidade

3. Animal Crossing: New Horizons

Trazendo a jogatina para um ambiente majoritariamente online, mas dando suporte a conexões locais (a mesma rede ou mesmo recinto), Animal Crossing é uma franquia em que, basicamente, você assume o papel de um personagem customizável que adquire um pedaço de terra em uma ilha deserta de um incrivelmente malicioso tanuki e agora deve trabalhar para estabelecer uma comunidade de animais antropomórficos enquanto reconstrói a sua vida — literalmente. New Horizons é a mais recente entrada da franquia, para o Nintendo Switch, e traz aspectos multiplayer para jogar com várias pessoas.

Continua após a publicidade

4. Mario Kart 8 Deluxe

Falamos na edição Deluxe simplesmente por ela ser a entrada mais recente em uma longeva franquia da Nintendo, mas, honestamente, qualquer Mario Kart serve para a finalidade desta lista. Lembra-se dos controles conectados nas quatro entradas do antigo Nintendo 64? Aqui a premissa é mais ou menos a mesma, ainda que online e totalmente digitalizada. Figurinhas carimbadas do “Marioverso” disputam corridas de kart/moto/jet ski/avião em pistas inspiradas nos maiores jogos da Nintendo. E sugerimos preparação prévia: a franquia é conhecida por ser uma destruidora de amizades.

5. Super Smash Bros. Ultimate

Continua após a publicidade

Novamente abusando de grandes personagens do “Marioverso”, mas desta vez colocando todos eles para trocar socos, Super Smash Bros. é uma das mais icônicas franquias da Nintendo e coloca seus personagens (e de outras publishers também) em combate direto. A SSB Ultimate é o lançamento mais recente, contando com 88 personagens (entre os de base e disponibilizados via DLC, com o jogo ainda recebendo atualizações até hoje) e permite até oito jogadores em uma arena, onde o objetivo é usar golpes inspirados em movimentos conhecidos dos personagens para derrubar os oponentes do local. Tal qual Mario Kart, esse também é um dos “cortadores de relações” dos games.

Leia também: Análise | Super Smash Bros. Ultimate inova com novo modo single player gigante

6. Super Mario Party

Continua após a publicidade

O RH ligou: se eu mencionar “Marioverso” de novo, posso assinar a carta de demissão. Então Super Mario Party é o mais recente título da franquia homônima, e coloca seus personagens para se enfrentam em diversas atividades festivas, como corrida com obstáculos, adivinhar onde está um item escondido e similares. O interessante é que, lançado para Nintendo Switch, você só precisa de um Joy Con para jogar, então o outro controle permite que mais alguém entre na brincadeira com você.

7. Just Dance 2020

Afaste a mobília da sala porque tá na hora de passar vergonha: Just Dance é a longeva franquia da Ubisoft e, como já diz o próprio nome, faz uso de controles com sensor de movimento dos dois principais consoles do mercado — PlayStation 4 e Xbox One — ou ainda do app Just Dance Controller para posicionar você em coreografias de várias músicas famosas. A edição 2020 do jogo traz, por exemplo, 7 Rings (Ariana Grande), bad guy (Billie Eilish), Baby Shark (Pinkfong), I Like It (CardiB, Bad Bunny e J Balvin) entre várias outras. Perfeito para se jogar em duplas ou grupos.

Continua após a publicidade

8. Fortnite

Ok, segure um pouco as pedras que você já está pensando em atirar em mim: eu sei que Fortnite é um battle royale bem distante do gênero “party game”, mas isso não o elimina de ser um ótimo game à sua disposição familiar nesse período isolado em que vivemos. Considere o seguinte: Fortnite é um ambiente competitivo online (1); permite a criação de lobbies privados e partidas exclusivas para jogadores específicos (2) e, de quebra, ainda conta com função cross play, reunindo no mesmo jogo usuários do PlayStation 4, Xbox One, PC e dispositivos móveis (3). Se você está lendo esta lista até aqui, então é provável que tenha mais de um desses dispositivos em sua residência, logo todo mundo em casa pode jogar. E o melhor: é de graça!

Continua após a publicidade

Está jogando algum título específico que não listamos aqui? Qual? Conte para nós nos comentários abaixo!