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9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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(Divulgação/Microsoft)
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A Microsoft é, hoje, uma das maiores empresas da indústria dos videogames do mundo. A dona do Xbox vem realizando uma verdadeira cruzada de aquisições de estúdios desde 2018 e já conta com mais de 40 desenvolvedoras sob seu guarda-chuva, incluindo as subsidiárias da Bethesda e da Activision Blizzard. Porém, essa história nem sempre foi assim.

No Xbox One, a companhia foi duramente criticada pela falta de jogos exclusivos de peso, especialmente os first-party. Já nas gerações do Xbox clássico e do Xbox 360, a Microsoft contava com o investimento ativo de várias desenvolvedoras e publicadoras, que frequentemente traziam seus jogos de forma exclusiva para as plataformas Xbox, como nos casos de BioShock, Mass Effect e Ninja Blade — este último, desenvolvido pela FromSoftware.

Em todo esse tempo, o Xbox criou diversas IPs originais que badalaram o mundo dos games, mas também abandonou algumas no meio do caminho, seja por falta de interesse em reviver certas franquias, seja por fracasso comercial e crítico em alguns casos.

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Pensando nos "órfãos do Xbox", reunimos 9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft, desde sua estreia como fabricante de consoles em 2001 até casos mais recentes.

9. Otogi: Myth of Demons

Engana-se quem pensa que a FromSoftware só trabalhou com a Sony e a Nintendo para trazer exclusivos para seus respectivos consoles. Muito antes da criadora de Dark Souls ser aclamada por todos, o Xbox já contava com alguns exclusivos da desenvolvedora japonesa. É o caso de Otogi: Myth of Demons, jogo hack and slash desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela SEGA para o primeiro Xbox.

O título foi aclamado por sua realização gráfica no console da Microsoft e foi bem recebido pela crítica. O problema é que o jogo não vendeu tão bem, apesar de ganhar uma sequência direta também para o Xbox clássico chamada Otogi 2: Immortal Warriors.

O portal Hardcore Gaming 101 ainda destacou que, na época, o público do PlayStation 2 seria mais receptivo ao jogo. A questão era que Otogi tinha um primor técnico tão elevado que provavelmente não conseguiria rodar no console da Sony, destacando ainda mais o poder gráfico do Xbox para a época. Apesar de ter sido esquecida pela Microsoft, ambos os jogos da franquia Otogi seguem disponíveis para comprar e jogar no Xbox One e Xbox Series.

8. Crimson Skies: High Road to Revenge

As demissões em massa na Microsoft vêm se tornando cada vez mais frequentes, mas não é de hoje que a companhia faz cortes abruptos em suas equipes, principalmente na divisão de games. Uma das vítimas nesses quase 25 anos como fabricante de consoles foi a FASA Studio, de Crimson Skies: High Road to Revenge.

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Apesar de ser aclamado pela crítica e pelos fãs, além de ter vendido quase 1 milhão de cópias, o jogo de ação e voo arcade do Xbox clássico foi deixado de lado mesmo com seu relativo sucesso. Crimson Skies: High Road to Revenge chegou em 2003, e o motivo de não ter tido uma continuação não foi divulgado publicamente.

Quatro anos mais tarde da chegada do título, a FASA Studio lançou Shadowrun, em 2007, que seria seu último título antes de ser fechada pela Microsoft. O estúdio tinha sido adquirido em 1999 e ficou conhecido por dar vida à franquia BattleTech nos videogames. Tanto Crimson Skies: High Road to Revenge como Shadowrun estão disponíveis nos consoles Xbox atuais, inclusive no Xbox Game Pass.

7. MechAssault

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Falando no universo BattleTech, MechAssault também foi desenvolvido pela FASA Studio e é considerado até hoje como um dos jogos que definiram o Xbox clássico. O título se destacava por seus visuais e recursos multiplayer inovadores para a época, com alto grau de destrutibilidade.

MechAssault foi um sucesso de vendas e chegou a ganhar uma continuação em 2004, intitulada MechAssault 2: Lone Wolf, que expandiu ainda mais os recursos online da Xbox Live.

Muito provavelmente, o abandono da franquia ocorreu por conta do fechamento da FASA Studio e da queda de popularidade do tema mecha, apesar de Armored Core 6 provar o contrário.

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6. Viva Piñata

A Rare é uma das desenvolvedoras mais cultuadas pelos jogadores por trazer clássicos como Donkey Kong Country e Banjo-Kazooie. Hoje, como parte da Microsoft, o estúdio segue focado em seu multiplayer massivo Sea of Thieves. Porém, o jogo de piratas chegou depois de algumas franquias que foram engavetadas, como o saudoso Viva Piñata.

A franquia consiste em jogos de simulação envolvendo jardinagem, parecido com títulos como Animal Crossing. Viva Piñata foi lançado em 2006 para Xbox 360 e foi aclamado pela crítica. Dois anos depois, a série já havia ganhado quatro títulos, incluindo uma sequência e um jogo para o Nintendo DS.

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A série pode ter ficado na gaveta por vários motivos. Após a sequência do primeiro jogo, Viva Piñata: Trouble in Paradise, a Microsoft realizou uma reestruturação na Rare, o que acabou mudando o foco do estúdio. Estranhamente, a Microsoft optou por lançar Viva Piñata dois dias após o primeiro Gears of War, o que pode ter sido um golpe crítico para as vendas do jogo colorido da Rare.

Outro detalhe importante é que Viva Piñata era praticamente um jogo com cara de Nintendo (a equipe que o desenvolveu trabalhou em Banjo-Kazooie do Nintendo 64), mas no Xbox, com gráficos coloridos e brilhantes, totalmente oposto ao realismo e tom sombrio da geração do Xbox 360.

5. Crackdown

Um exemplo mais recente de abandono foi Crackdown, franquia de ação e mundo aberto com tema de super-herói. O primeiro jogo da série fez sucesso no Xbox 360, rendendo duas sequências. Porém, as continuações passaram por grandes problemas de desenvolvimento resultando no arquivamento da franquia.

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Crackdown 3 chegou ao Xbox One em 2019, época em que o console começava a se reerguer após um início de geração desastroso.

Crackdown 2 já havia sido recebido de forma mais morna pela crítica, e o terceiro jogo foi ainda pior, com péssima aclamação da mídia e dos jogadores, além de vendas aquém do esperado e um desenvolvimento traumático. Desde então, a franquia Crackdown está congelada e não parece que vai sair da geladeira tão cedo.

4. Blinx: The Time Sweeper

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Os mascotes de videogames realmente brilharam nos anos 90. Sonic, Mario e Crash Bandicoot foram apenas alguns dos exemplos que desenvolvedoras e fabricantes de hardware tentavam emplacar para representar suas respectivas marcas. A Microsoft pode ter entrado um pouco tarde nesta brincadeira, mas foi atrás de um mascote logo no primeiro Xbox com o objetivo de se infiltrar em um mercado que até hoje é quase um tabu para o Xbox: o Japão.

Foi neste esforço que surgiu Blinx, um gato laranja de olhos verdes com um aspirador de pó que podia controlar o tempo. Mecanicamente, Blinx: The Time Sweeper era impressionante, principalmente por ressaltar ainda mais o HD do Xbox clássico com os recursos de manipulação temporal. No entanto, o jogo acabou recebendo notas um pouco mistas na época, além de sair um ano após Luigi's Mansion (convenhamos, não há espaço para dois mascotes com aspirador na indústria dos games).

Apesar da tentativa de emplacar Blinx como a cara do Xbox, principalmente no Japão, o título acabou não correspondendo às expectativas da Microsoft. Apesar de ter ganhado uma sequência em 2004, a companhia abandonou a marca registrada "Blinx" em 2015, então não espere ver o felino tão cedo.

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3. Redfall

O caso mais recente de abandono, Redfall foi um dos episódios mais controversos da nova era do Xbox. Desenvolvido pela Arkane Austin, Redfall era tido como um dos jogos mais importantes e aguardados pelos fãs da marca e que tinha tudo para se tornar uma franquia duradoura.

No entanto, Redfall foi lançado com diversos problemas técnicos, jogabilidade repetitiva, escopo multiplayer criticado e fracasso na mídia e comercialmente. O jogo é considerado um dos maiores fracassos do Xbox na história.

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Um ano após o seu lançamento, a Arkane Austin foi fechada junto de outros estúdios da Bethesda. Não foi confirmado oficialmente se Redfall foi o culpado pelo fechamento, mas com certeza foi um dos principais motivos. Visto o seu conturbado lançamento, é difícil dizer que Redfall ganhará novos conteúdos.

2. Project Gotham Racing

Antes de Forza Horizon, Project Gotham Racing (PGR) era o principal jogo de corrida arcade da Microsoft, sendo um grande destaque do Xbox original. Project Gotham Racing foi desenvolvido pela Bizarre Creations e publicado pela Microsoft Game Studios, fazendo parte da line-up de lançamento do Xbox clássico.

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Um dos maiores diferenciais da franquia é que não bastava apenas chegar em primeiro lugar nas corridas, também era importante conquistar Kudos Points, obtidos através de manobras e direção em alta velocidade.

O último jogo relevante da série, Project Gotham Racing 4, foi lançado em 2007, um mês após a Activision adquirir a Bizarre Creations. Apesar de trabalhar em PGR, o estúdio também contava com outros projetos, como o jogo de corrida Blur e 007: Blood Stone, que fracassaram comercialmente. Por conta desse e de outros problemas, como a absorção corporativa pela Activision, o estúdio foi fechado em 2011, quatro anos após ser comprado.

1. Conker's

Voltando a falar da Rare, Conker's foi outro grande jogo sob o guarda-chuva da Microsoft que acabou sendo engavetado. Conker's fez sua estreia no Nintendo 64, sendo um jogo para o público adulto, com cenas gráficas para a época, piadas escatológicas, humor ácido e bebida alcóolica, algo que não se via em muitos videogames da época.

O infame título da Rare ganhou um remake para o Xbox clássico intitulado Conker's: Live & Reloaded em 2005, que vendeu mal e foi um dos principais motivos para o abandono da franquia. A Microsoft cancelou duas sequências e mudou o foco da Rare: o estúdio saiu de um jogo adulto e nichado para abraçar títulos multiplayer online, depois passou a desenvolver para o Kinect e, por fim, voltou ao multiplayer com Sea of Thieves.

De qualquer maneira, jogos do tipo provavelmente não se dariam muito bem hoje em dia, por trazer temas polêmicos e por toda a mudança social desde os anos 2000.  Assim como Bully, da Rockstar Games, é improvável que vejamos algo novo de Conker, apesar de muitas franquias do entretenimento trabalharem muito bem com temas adultos hoje em dia, como Rick and Morty e South Park.

9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft

Apesar de perdas, abandonos e fechamentos, a Microsoft segue como uma das principais empresas de games em vários setores: fabricação de hardware, serviços por assinatura, desenvolvimento de jogos e nuvem.

Embora seja improvável que vejamos novidades sobre os jogos citados, todos eles ainda seguem jogáveis via retrocompatibilidade no Xbox One e Xbox Series, com alguns até disponíveis no Xbox Game Pass.

Confira abaixo 9 jogos e franquias esquecidos pela Microsoft:

  1. Conker's
  2. Project Gotham Racing
  3. Redfall
  4. Blinx: The Time Sweeper
  5. Crackdown
  6. Viva Piñata
  7. MechAssault
  8. Crimson Skies
  9. Otogi

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