Publicidade

10 jogos curtos perfeitos para zerar no fim do ano

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Playism, Eopeia Games,Microsoft
Divulgação/Playism, Eopeia Games,Microsoft

É possível jogar um jogo aqui e acolá mesmo durante as festas de fim de ano. Apesar de ser um período em que muitos estão descansando, também é o momento de festas onde visitamos amigos e familiares. Mas saiba que você pode, sim, terminar alguns jogos neste meio tempo, principalmente se optar pelos mais curtos.

Apesar de serem vistos com maus olhos por alguns jogadores, jogos curtos, normalmente indies, podem, sim, ser uma experiência completa, mesmo ficando na casa das 6h de duração. Algumas experiências podem ser encontradas por pechinchas, afinal, muitos deles são indies ou estão disponíveis em algum serviço de assinatura.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu os 10 jogos curtos perfeitos para zerar no fim do ano. Selecionamos títulos entre 2h e 7h que podem ser encontrados no PC, em consoles e até mesmo em dispositivos móveis.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Gorogoa

Jogos de quebra-cabeça podem ser uma excelente pedida para quem busca jogatinas rápidas, desafios fora do comum e um estilo de arte diferenciado. Gorogoa atende facilmente a todos esses requisitos ao trazer diversos puzzles espalhados por quatro painéis que vão contando uma história a cada nível.

O jogo foi desenvolvido por Jason Roberts e publicado pela Annapurna Interactive, que já tem um pedigree quando o assunto é publicação de jogos indie de qualidade. A melhor forma de definir Gorogoa é como se jogássemos uma pintura enquadrada. Apesar de curto, levando em média 2h para zerar, não espere uma vida fácil. Os puzzles são duros na queda e bem criativos, garantindo um desafio rápido, porém difícil.

Disponível em: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Android e iOS..

9. What Remains of Edith Finch

What Remains of Edith Finch é um dos jogos que sempre está presente na lista de melhores walking simulators e não é para menos. No jogo, acompanhamos Edith, que retorna à casa de sua família, os Finch, que busca resposta sobre a história da sua família e por que é a única que sobrou.

Continua após a publicidade

A casa é definitivamente a protagonista de tudo, com quartos secretos, passagens íngremes e um ambiente que conta toda a sua história. A narrativa é o ponto mais forte de What Remains of Edith Finch, entregando diversas formas de experienciar a vida e morte dos Finch em uma série de contos que reinventa como os jogos contam histórias. Apesar de durar um pouco mais de 3h, o jogo consegue entregar uma experiência completa com começo, meio e fim.

Disponível em: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

8. Little Misfortune

Little Misfortune é um exemplo perfeito de que jogos com gráficos fofos também podem ser mórbidos e aterradores. Estamos falando de um jogo baseado em narrativa, com múltipla escolha e foco em personagens bons e maus.

Continua após a publicidade

O título é protagonizado por uma menina de 8 anos chamada Misfortune Ramirez Hernandez que deseja ganhar o Prêmio da Felicidade Eterna para a sua mãe. Para isso, ela deve seguir o seu novo amigo Sr. Voz e encarar a imaginação da personagem. Um alerta para quem for embarcar nessa aventura: Little Misfortune é recheado de humor ácido, que pode ser sensível para algumas pessoas.

Disponível em: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Android e iOS..

7. Mighty Goose

Continua após a publicidade

Quem tem saudades dos clássicos arcades de Metal Slug pode passar um pouco de aperto com lançamentos atuais. Felizmente, algumas desenvolvedoras se dedicam a trazer o gênero run and gun que se consolidou nos anos 90. É o caso dos estúdios MP2 Games e Blastmode, que trouxeram Mighty Goose ao mundo em 2021.

O run and gun se destaca por sua excelente pixel art e combate frenético contra máquinas, além de permitir que os jogadores pilotem veículos como em Metal Slug. Mighty Goose leva cerca de 4h para terminar e roda em qualquer máquina.

Disponível em: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series..

Continua após a publicidade

6. Dandy Ace

Dandy Ace é um carismático roguelite brasileiro que lembra bastante o estilão de Hades, desenvolvido pela Mad Mimick, mais conhecida por Mark of the Deep. É uma excelente pedida para quem já terminou Hades II e quer um bis do gênero de forma rápida.

O roguelite da Mad Mimick pode ser zerado em cerca de 5h, podendo se estender até 25h para completar tudo o que Dandy Ace tem. Apesar de uma excelente jogabilidade e progressão, o destaque do título fica nos personagens e na dublagem, que inclui criadores de conteúdo famosos.

Continua após a publicidade

Disponível em: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

5. Portal

O fim de ano pode ser uma excelente oportunidade para você tirar Portal do seu backlog da vergonha. O puzzle da Valve é magistral e rápido de consumir, levando cerca de 5h para terminar o jogo por completo. Para quem não conhece, no jogo usamos a famosa Portal Gun para passar de testes que envolvem entender a física e a lógica dos portais.

Continua após a publicidade

Portal é facilmente um dos melhores jogos de quebra-cabeças de todos os tempos, atrás apenas da sua sequência. É um clássico dos games que, apesar de ter sido lançado em 2007, conta com localização em português, facilitando o entendimento da história e o humor duvidoso da GLaDOS.

Disponível em: PC, PlayStation 3, Nintendo Switch, Xbox 360 e Xbox One.

4. The Artful Escape

The Artful Escape é um dos jogos mais criativos e únicos, desenvolvido pelo Beethoven and Dinosaur e publicado pela Annapurna Interactive. Nele, incorporamos o papel de Francis Vendetti, um músico que vive na sombra do legado de uma lenda do Folk e precisa partir em uma jornada banhada à música e psicodelia.

Continua após a publicidade

O jogo traz um grande foco em narrativa em uma jornada de autodescoberta na qual Francis irá encontrar vários seres de outro mundo. Se você busca um jogo com estilo de arte lindo, The Artful Escape pode saciar essa vontade.

Disponível em: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series..

3. Keeper

Continua após a publicidade

Falando em jogos belíssimos, Keeper é uma pintura em forma de videogame, desenvolvido por ninguém menos que a Double Fine Productions, responsável por Broken Age e Psychonauts. Keeper conta a história de amigos improváveis, um farol que consegue andar e um pássaro que precisa reencontrar com seu grupo.

Além de sua beleza nítida, Keeper traz alguns puzzles e uma temática relacionada a tempo. A ideia pode parecer um pouco excêntrica, mas mover um farol é muito satisfatório. Do meio para o fim, o jogo ainda traz uma reviravolta que muda como jogamos completamente, sem deixar os momentos contemplativos de lado.

Disponível em: PC e Xbox Series

Continua após a publicidade

2. Mullet Madjack

Outro peso pesado do cenário de games brasileiro é Mullet Madjack, um boomer shooter frenético baseado em animes dos anos 90 com um humor sensacional. O jogo é um futuro cyberpunk no qual temos apenas 10 segundos de vida e precisamos matar para ganhar mais tempo e dopamina.

A ideia é um pouco maluca, mas cai como uma luva no estilo FPS frenético com elementos de roguelite. A dublagem de Mullet Madjack é um show à parte, com nomes como Luiz Feier Motta (Mullet Jack), Isabel Cristina de Araújo Sá (Streamer), Gilberto Baroli (Mr. Bullet), Letícia Quinto (Hostage Girl), Hermes Baroli (Android) e Guilherme Briggs (Robilionários). Pode levar cerca de 6h para chegar aos créditos e até 10h para fazer tudo o que o título tem a oferecer.

Disponível em: PC, Xbox One e Xbox Series.

1. Cocoon

Das mãos do criador de INSIDE e LIMBO, Cocoon é um dos quebra-cabeças mais criativos que você verá em plataformas de jogos. Nele, controlamos um pequeno inseto com o poder de entrar em diferentes mundos por meio de esferas. Apesar de um pouco confuso no início, é bem fácil de pegar a premissa.

Os quebra-cabeças são daqueles que dão um nó na cabeça, mas são reconhecidos por seu excelente level design, acompanhado de uma direção de arte que só os criadores de INSIDE e LIMBO podem entregar. Cocoon conta com uma aventura de 5h a 7h de duração e pode impressionar até mesmo os não muito chegados em puzzles.

Disponível em: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series..

Há dezenas de milhares de jogos curtos que podemos aproveitar no fim de ano. Uma excelente dica para quem costuma jogar vários títulos no ano é intercalar entre campanhas de longa duração com títulos mais curtos, facilitando na digestão dos jogos.

Para quem busca aventuras entre 2 e 7h, esses são os jogos curtos perfeitos para zerar no fim do ano:

  1. Cocoon;
  2. Mullet Madjack;
  3. Keeper;
  4. The Artful Escape;
  5. Portal;
  6. Dandy Ace;
  7. Mighty Goose;
  8. Little Misfortune;
  9. What Remains of Edith Finch;
  10. Gorogoa.

Leia também no Canaltech: