Index, novos óculos de realidade virtual da Valve, impressionam
Por Felipe Ribeiro | 30 de Abril de 2019 às 19h10
A unidade de realidade virtual de última geração da Valve, conhecida como Index, promete revolucionar este setor dentro dos games. Segundo o site Polygon, que pôde testar o produto, teremos, muito em breve, um dos gadgets mais atrativos do mercado de entretenimento.
Segundo a publicação, o Index é elegante, inteligente e resolve vários problemas relacionados com a realidade virtual. Mas, falando propriamente dos jogos, a empresa tem trabalhado em três títulos para o lançamento, que deve ocorrer em junho. Um desses jogos, inclusive, seria uma nova IP de VR.
Mas, se ainda não há detalhes sobre software, a imagem do hardware é animadora, começando pelos controladores. Uma das principais atrações do Index é um novo sistema de entrada chamado Knuckles. Estes são um par de controladores que se prendem à mão (não ao pulso) através de uma alça ajustável. Com os Knuckles presos às mãos, os dedos ficam livres, proporcionando muito conforto.
Os controladores Knuckles do Index usam 87 sensores, cada um, para que as complexidades do movimento das mãos sejam traduzidas para o mundo virtual. É uma peça impressionante de design de interface de usuário que parece mágica.
Sobre a imagem em si, dentro do sistema, tudo parece bem mais nítido do que os óculos que conhecemos atualmente. A resolução de tela do Index é de 1440 x 1600 por olho, acima dos 1080 × 1200 do HTC Vive. De acordo com a Valve, o novo aparelho oferece um campo de visão "típico da experiência do usuário" que é 20 graus maior que o Vive. Isso é auxiliado por um sistema personalizado de dois elementos, no qual o usuário pode mover as próprias lentes sem vazamento de luz. A taxa de quadros padrão do Index é de 120 Hz, acima dos 90 Hz do Vive.
O Index também permite modificações de hardware. Um espaço montado na frente da testa do aparelho, logo atrás da viseira, permitiria que os projetistas criassem um tipo de periférico que sabe o que é, que se encaixa nos ideais da Valve de um mundo de código aberto. Será fascinante ver como isso acontece quando os desenvolvedores colocam as mãos na unidade. A Valve está chamando esse slot de "franja".
Tudo isso, no entanto, custará bem caro. Os usuários poderão comprar o kit todo por US$ 999 (R$ 3.900 na conversão direta) ou apenas o óculos por módicos US$ 599 (R$ 2.350). Há também a opção de comprar o aparelho principal mas os controladores Knuckles, por US$ 749 (R$ 2.950) e os Knuckles sozinhos custarão US$ 279 (R$ 1.090). A Valve está recebendo pré-encomendas a partir de 1º de maio, com um lançamento previsto para meados de junho.
Fonte: Polygon