Highguard é lançado no PS5, Xbox Series e PCs
Por Gabriel Cavalheiro |

Highguard pegou todos de surpresa quando foi revelado como último anúncio do The Game Awards 2025. O jogo de estreia da Wildlight Entertainment, formada por veteranos de Apex Legends, Titanfall e Call of Duty: Modern Warfare, chegou ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series nesta segunda-feira (26), às 15h (horário de Brasília), totalmente gratuito.
O jogo promete oferecer uma nova experiência de gameplay multijogador. Nele, controlamos personagens conhecidos como Wardens: pistoleiros arcanos que se envolvem em disputas de guerra de cerco e controle de território.
As partidas de Highguard acontecem em etapas nas quais os jogadores devem estabelecer sua base, buscar recursos e aprimorar equipamentos enquanto enfrentam equipes rivais.
Conforme o jogo avança e tempestades mágicas se aproximam, as equipes disputam uma espada lendária para romper a defesa das outras bases, a Shieldbreaker. Para isso, é necessário levar a arma até o território inimigo, realizando assim uma raid completa.
“Cada partida é sobre progressão: fortificar, aventurar-se, entrar em combate e, então, montar ataques e defesas coordenadas até que reste apenas uma base”, contou o cofundador e diretor de jogo na Wildlight Entertainment, Chad Grenier, em um lançamento para a imprensa. “Sabemos que há muitos olhos em nós após a nossa estreia no trailer do Game Awards, e hoje finalmente é o momento de mostrar ao mundo o que queremos dizer com um 'PvP Raid Shooter'. Construímos Highguard em torno de um ciclo que realmente não existe em nenhum outro lugar”.
Highguard para sempre?
A Wildlight pretende seguir com Highguard por um bom tempo por meio de atualizações gratuitas e interações com a comunidade. O jogo como serviço será estruturado por Episódios, o mesma pegada de temporadas de outros multiplayer, que irão durar dois meses e serão divididos em duas partes.
Cada Episódio em Highguard contará com novos conteúdos programados ao longo de 2026, incluindo mapas, bases, modos, Wardens, armas, montarias e itens. O estúdio afirma que esses conteúdos serão gratuitos; a primeira onda de novidades deve chegar em duas semanas.
Para quem está preocupado com as famigeradas loot boxes, a Wildlight já afirmou que não seguirá neste formato de monetização. Muito provavelmente, a estratégia para Highguard se sustentar financeiramente será parecida com a de Fortnite: itens cosméticos que não afetam a jogabilidade e passes de batalha.
Apesar de muitos torcerem o nariz para jogos live service, recentemente tivemos o sucesso de Arc Raiders, multiplayer online pago que conseguiu atrair muita atenção e levar a categoria de Melhor Jogo Multiplayer no The Game Awards 2025, em um ano de Call of Duty: Black Ops 7 e Battlefield 6.
Leia também no Canaltech:
-
Petição da Stop Killing Games é validada pela UE; veja os próximos passos
- Como era o mercado de games em 2016? Relembre e veja o que mudou de lá para cá
- Battlefield 6 destrona Call of Duty e é o jogo mais vendido em 2025
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?