Publicidade

Hacker cria versão portátil do Wii com tamanho e visual do Game Boy Advance SP

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Maio de 2021 às 21h00

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

Campeã de vendas com o Switch, a Nintendo deve muito de seu sucesso atual aos experimentos que fez com videogames de mesa e portáteis em um passado não muito distante. Enquanto sua plataforma atual unificou esses dois mundos, o hacker conhecido como StonedEdge decidiu fazer o mesmo com o Wii e o GameBoy Advance, criando a menor versão do console conhecida até hoje.

Com um visual bastante parecido com o do Game Boy Advance SP, o Wii portátil usa o mesmo hardware da plataforma — adaptado para caber em um espaço muito menor que sua embalagem original. Para conseguir isso, o hacker dispensou o leitor de CDs (trocado por um pequeno cartão microSD) e manteve somente os componentes básicos da placa-mãe do Wii, que foram unidos a PCBs compactos que lidam com questões como canais de áudio e o gerenciamento de energia.

Continua após a publicidade

Batizado como Wii SPii, o dispositivo traz uma tela LCD de 3,5 polegadas com resolução 640x480 pixels (e sistema de retroiluminação), 256 GB de armazenamento e conectividade Bluetooth e uma entrada P2 para fones de ouvido. Tudo isso é alimentado por duas baterias NCR18650Bs, que garantem duas horas e meia de gameplay.

A portabilidade do Wii SPii fez com que o hacker tivesse que abandonar os controles de movimento que tornaram o console da Nintendo tão popular. Em compensação, o portátil traz dois controles analógicos e pode rodar títulos de outras plataformas da empresa, incluindo o GameCube.

O processo de desenvolvimento e montagem do dispositivo foi documentado e compartilhado no fórum BitBuild, cujos membros são creditados por sua ajuda no vídeo publicado por StonedEdge. Segundo ele, todo o processo de criação da plataforma levou aproximadamente um ano, tempo que poderia ser menor caso ele tivesse mais experiência em sua montagem.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo