Há 32 anos, Carl Sagan criou o design de um jogo baseado em um de seus livros
Por Patricia Gnipper | 20 de Novembro de 2015 às 09h50
Carl Sagan foi um renomado cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, apresentador… e designer de games? Um documento de 1983 recém-descoberto na Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, mostra que sim, Sagan criou o desenho de um jogo baseado em “Contato”, uma de suas obras literárias.
Capa de "Contato", um dos romances de ficção científica escritos por Carl Sagan (Reprodução: Divulgação)
“A questão é como desenhar um jogo que ensinaria astronomia em um contexto tão empolgante quanto violento como acontece na maioria dos videogames”, escreveu Sagan no documento que foi doado para a biblioteca mais importante dos EUA em 2012. Nele, o astrônomo faz um brainstorm de ideias para o game educativo, que nunca chegou a sair do papel, infelizmente. “O tamanho da Via Láctea faz com que ela seja uma arena natural para um jogo em que algo é perdido e deve ser encontrado”, vislumbrou o cientista.
Cópia digital do documento de 1983 escrito pelo cientista (Reprodução: Biblioteca do Congresso)
O documento também mostra ideias de Sagan sobre como os jogadores seriam forçados a resolver quebra-cabeças e como isso seria adequado para uma versão de seu novo romance, que ainda não havia sido publicado na época - sendo lançado somente dois anos depois.
Fonte: GamaSutra, Library of Congress