Publicidade

GTA 6 pode ter sistema de conteúdos personalizados como Fortnite e Roblox

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Rockstar
Divulgação/Rockstar

Os produtores de GTA 6 se encontraram com criadores de Fortnite e Roblox, além de influenciadores e modders de Grand Theft Auto V, para expandir a ideia sobre conteúdos criados por usuários no novo jogo. Possivelmente a Rockstar permitirá que o modo online receba modificações, criando experiências amplas para vários tipos de fãs. 

A informação foi revelada pelo site DigiDay, que afirma ter conhecimento sobre estes encontros de três fontes anônimas. Porém, eles afirmam que essas conversas estão em estágio inicial e não deve ser algo que veremos no lançamento do jogo - não se ele for lançado no fim de 2025, como o previsto.

A proposta da Rockstar para GTA 6 é permitir que criadores modifiquem o ambiente online do jogo, trazendo elementos com propriedades intelectuais e até marcas para uma experiência sandbox. Isso abre espaço inclusive para parcerias, como vemos em Fortnite, que recebe personagens, trajes e eventos de diversas franquias. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tenha calma que isso não significa que o próximo Grand Theft Auto terá o novo Capitão América ou a presença de Godzilla esmagando casas e batendo nos prédios. A questão é que, com essa abertura, criadores de conteúdo, modders e até o próprio estúdio podem modificar e trazer novos elementos e recursos para o multiplayer online.

Movimentos interessantes para GTA 6

A Rockstar já estava se movimentando nesta direção, ao contratar o time Cfx.re - responsável pela modificação Grand Theft Auto RP FiveM. Não seria impossível ver, em GTA 6, algo relacionado ao conteúdo tão amado pelos fãs e que se tornou tão popular dentro da comunidade.

Ao DigiDay, o diretor da divisão gaming e esports Wavemaker, Pete Basgen, revela que isso trará um grande potencial para o novo jogo e também para o público.

“Creio firmemente que a razão pela qual compraram a FiveM é exatamente essa: querem trazer um universo metaversal de experiências personalizadas, potencialmente itens criados por usuários e uma economia para criadores ligados a este negócio”, revela Basgen.

Já o executivo do estúdio JOGO, Chad Mustard, que é responsável por criar conteúdo em outras experiências, afirma que essa seria uma “jogada de mestre” para GTA 6.

“Se a Rockstar abraçar conteúdos gerados por usuários, mudará tudo, simples assim. A demanda por experiências guiadas por criadores já é gigantesca e isso poderia abrir oportunidades sem precedentes para estúdios iguais ao nosso. A economia prova, a audiência está lá e nós estamos prontos para construir algo. Este é o momento que criadores de GTA tanto esperaram”, reforça Mustard.
Continua após a publicidade

Relação entre GTA 6 e a comunidade

A movimentação da Rockstar explicaria a declaração do CEO da Corsair, que afirmou que GTA 6 seria lançado para PC no início de 2026. Se o estúdio pretende abraçar o conteúdo criado por usuários e outras companhias, este mercado já é extremamente forte dentro da comunidade nos computadores. 

E o título não é o único seguindo por esta direção. O jogo ARK: Survival Ascended, do Studio Wildcard, também abriu espaço para a criação de modificações - o que gera um grande retorno para o público, com os próprios fãs criando conteúdo para outros e alimentando o ecossistema.

Continua após a publicidade

Apesar de issso ser popular com ARK: Survival Ascended, Fortnite, Roblox e outras experiências, não ficou claro se a Rockstar permitirá um retorno financeiro para estes criadores através de GTA 6. Mais informações devem surgir conforme os acordos avançam. 

O novo jogo sequer tem uma data de lançamento anunciada para os consoles e nem seu preço confirmado, mas enquanto isso GTA 5 atingiu 210 milhões de unidades vendidas. Nós do Canaltech também montamos uma matéria que explica como o último game da aclamada franquia da Rockstar continua tão relevante e popular nos dias atuais.

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? O Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube

Continua após a publicidade

Fonte: DigiDay