Rockstar acaba com home-office para evitar vazamento de GTA 6
Por Durval Ramos |
O desenvolvimento de GTA 6 está entrando em sua reta final e a prova disso é que a Rockstar pediu para que seus funcionários voltassem ao trabalho presencial para finalizar o aguardado game. Assim, embora o lançamento siga previsto para 2025, pode ser que a gente veja o aguardado game antes do esperado.
- GTA 6 | Tudo o que você precisa saber sobre o novo jogo da Rockstar
- GTA 6 | Qual é a história do novo jogo da série?
A informação sobre a mudança na rotina da companhia foi feita em um comunicado interno enviado a seus colaboradores. No documento obtido pelo site Bloomberg, a chefe de publicação da Rockstar, Jenn Kolbe, explica que o retorno das equipes para dentro dos estúdios será feito por razões de “produtividade e segurança”. E, sim, ela cita nominalmente o novo Grand Theft Auto como motivo disso tudo.
“Fazer essas mudanças agora nos coloca na melhor posição para entregar o próximo Grand Theft Auto com o nível de qualidade e polimento que sabemos que ele exige, juntamente com um planejamento de publicação que corresponda à escala e à ambição do jogo”, aponta a executiva no comunicado feito aos desenvolvedores.
E é fácil entender todo esse cuidado por parte da Rockstar. Além de ter um maior controle sobre a qualidade da entrega quando seus funcionários estão próximos, a produtora também quer evitar novos vazamentos relacionados ao jogo — por isso a ênfase em segurança dada por Kolbe em seu comunicado. Basta lembrar que todo o desenvolvimento de GTA 6 foi marcado por episódios assim.
Em março de 2023, por exemplo, imagens e vídeos de cenas completas do game foram compartilhadas em fóruns meses antes de a empresa sequer confirmar que o game era real. Foi nessa ocasião que descobrimos sobre o retorno a Vice City e a estreia de uma protagonista feminina. Já em novembro, às vésperas do anúncio oficial, o trailer do jogo foi liberado antes também por causa de vazamentos.
Nova rotina por causa de GTA 6
De acordo com o comunicado obtido pela Bloomberg, a Rockstar vai exigir uma rotina de cinco dias presenciais por parte de seus funcionários. Em outras palavras, as equipes vão ter de bater cartão de segunda a sexta-feira — um cenário que parece comum, mas que vinha se tornando a exceção à regra desde a pandemia de covid-19.
Desde meados de 2020, quando todo o mundo passou a trabalhar via home office por causa das medidas restritivas, as desenvolvedoras de games também partiram para o trabalho remoto, algo que passou a virar quase o novo normal no mercado — até porque as empresas não viram na queda de produtividade ao mesmo tempo que, em alguns casos, economizaram em frentes, como na manutenção do espaço físico.
Porém, trabalhar do conforto de casa também passou a ser um problema para as equipes de segurança. Afinal, com informações sigilosas de projetos ainda não anunciados circulando por diferentes redes e fora do ambiente controlado de um estúdio, ficou ainda mais difícil conter vazamentos como os que vimos em 2023.
Por isso mesmo a Rockstar está sendo tão veemente em querer retomar um modelo tradicional de trabalho nesta reta final de GTA 6. Embora ainda falte mais de um ano para o game chegar aos consoles, essa preocupação indica que a build existente neste momento já está bem avançada, o que poderia causar um estrago colossal caso caísse na internet.