GOG abraça o pinguim e promete app nativo para Linux
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A GOG está finalmente pronta para abraçar o Linux. Em um movimento que marca uma mudança histórica no posicionamento da plataforma, a empresa confirmou que o suporte nativo ao sistema do pinguim é sua "próxima grande fronteira". O objetivo é oferecer uma experiência de jogo sem limitações, similar à que a plataforma já oferece aos usuários do Windows, mas na plataforma que não para de crescer entre os gamers.
- Organize seus jogos: 5 apps para juntar Steam, Epic e mais em um só lugar
- O que é distribuição Linux? Entenda como funcionam os sistemas operacionais
A informação veio à tona através de uma vaga de emprego para engenheiro de software sênior; a descrição diz o seguinte: "estamos procurando um engenheiro sênior que ajude a moldar a arquitetura, as ferramentas e os padrões de desenvolvimento do GOG GALAXY com o Linux em mente desde o primeiro dia. Ao mesmo tempo, o GOG GALAXY é um produto de longa duração com uma base de código C++ grande e complexa".
GOG não quer perder a onda Linux que segue avançando
Até então, usuários de Linux que compravam na loja dos games sem DRM, que pertencia à CD Projekt até recentemente, dependiam de ferramentas de terceiros como Heroic Games Launcher ou Lutris. Agora, a GOG trabalha no desenvolvimento de um cliente nativo do GOG Galaxy para Linux e na implementação de uma camada de compatibilidade própria, garantindo que o vasto catálogo de jogos clássicos e modernos funcione nativamente.
Essa mudança de postura não é por acaso. O Linux, impulsionado pelo Proton da Valve, vem crescendo como nunca antes no meio gamer e esse, sem dúvida, é um fator decisivo para a viabilidade do projeto. Para a empresa, o Linux deixou de ser um nicho técnico para se tornar um mercado estratégico onde a preservação de jogos, pilar central da GOG, pode prosperar com maior liberdade.
O último levantamento de hardware do Steam, referente ao mês de dezembro, revela que o Linux já está em 3,58% dos PCs dos usuários da maior plataforma de games de PC, um número recorde. Além disso, existem vários testes internet afora mostrando diferentes distros entregando mais performance em jogos e consumindo muito menos memória RAM, algo crucial nesse momento.
Veja mais do CTUP:
-
Review Animal Crossing: New Horizons | Sopro de vida no Switch 2
- Forza Horizon 6 pede a nova iGPU Arc B390 nos requisitos mínimos de PC
- Highguard: como se formou o "time de Vingadores" por trás do novo Raid Shooter?