Giphy Arcade permite criar seus próprios jogos em formato GIF

Por Rafael Rodrigues da Silva | 17 de Outubro de 2019 às 15h00

O Giphy, um banco de dados online que permite que as pessoas transformem pequenos pedaços de vídeo em GIFs animados, anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento do Giphy Arcade, uma plataforma desenvolvida para que os usuários possam criar seus próprios jogos e compartilhá-los no formato de GIFs jogáveis.

A ideia da nova plataforma é permitir que as pessoas possam compartilhar jogos com a mesma facilidade que as fazem com os GIFs, já que todo o banco de dados da Giphy é facilmente compartilhável por todas as principais redes sociais e aplicativos de mensagens. Assim, nos últimos anos, a empresa tem se preocupado não apenas em fornecer acesso a um enorme banco de dados de GIFs, mas também em oferecer uma série de ferramentas criativas para personalizar a experiência de seus usuários; e o Giphy Arcade é mais uma desses instrumentos.

O Giphy Arcade funciona de dois modos distintos: você pode acessar o site da plataforma para jogar os games que já pré-existentes nela, ou, então, usar as ferramentas do Arcade para criar o seu próprio game em GIF. A criação é muito fácil: você precisa apenas escolher o tipo de jogo que quer criar (os modelos são baseados na maioria dos jogos casuais encontrados para celulares, e pode-se criar um clone de Flappy Bird, um infinity runner, um jogo de quebrar bloquinhos e diversos outros modelos de games clássicos), escolher diversas figurinhas existentes na base da Giphy para formarem os elementos do jogo e, em menos de cinco minutos, é possível criar o seu próprio game.

Exemplo de jogo possível de ser criado no Giphy Arcade

As ferramentas de criação do Giphy Arcade são bastante simples de usar e permitem resultados bem divertidos. E, como esses jogos são tão leves e fáceis de compartilhar quanto qualquer GIF, agora é possível usar toda sua criatividade para produzir games que tenham a cara de seus amigos mesmo sem ter nenhum conhecimento em programação.

O Giphy Arcade já está disponível e é possível não apenas curtir os jogos que já existem no catálogo, como criar seus próprios games com seus memes preferidos - e, o melhor, tudo isso, de graça. Ainda não é possível saber se os jogos nesse formato se tornarão tão usados na web quanto os GIFs de reações, mas a ferramenta é fácil de usar e divertida o suficiente para ser um sucesso. E, se você quiser jogar A Conga to the Past, é só clicar no link e curtir esse clone de Flappy Bird com a musa da internet.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.