GDC 2019 | Epic traz jogos exclusivos do PlayStation para os PCs
Por Renato Mota | 21 de Março de 2019 às 10h48
Três jogos que eram exclusivos do PlayStation estão vindo para o PC através da Epic Games Store. Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, todos da desenvolvedora francesa Quantic Dream, chegarão à loja da Epic ainda este ano.
Esse foi um dos anúncios do painel State of Unreal, realizado pela empresa na Game Developers Conference, em São Francisco. Além da parceria, a empresa fez demonstrações das capacidades da próxima versão da Unreal Engine e apresentou o programa de incentivo Epic MegaGrants e a plataforma Epic Online Services.
“Na sexta-feira passada (15) anunciamos o lançamento de Tom Clancy’s The Division 2 em parceria com a Ubisoft, e agora estamos felizes em anunciar que estendemos nosso contrato para outras empresas”, afirmou o chefe da Epic Games Store, Steve Allison. Somando-se à Ubisoft e a Quantic Dream, a Take Two também levará com exclusividade os jogos The Outer Worlds, Obsidian e Ancestors: The Humankind Odyssey.
Para a plateia da GDC, formada principalmente por desenvolvedores ávidos para saberem as novidades da Unreal Engine, Allison deu argumentos para que eles levem seus jogos para a plataforma de vendas da empresa.
“Nós temos uma plataforma de distribuição para suportar milhões de jogadores no PC. Isto significa um canal de distribuição para 85 milhões de pessoas no nosso ecossistema”, afirmou o executivo, que ainda tentou convencer os presentes num ponto fraco: o bolso. “Acreditamos na economia de distribuição digital justa para todos - nós alcançamos economias de escala massivas e estamos passando isso para nossos parceiros de desenvolvimento. [Na Epic Store] você recebe 88% da receita das vendas do seu jogo”, completou Allison.
A empresa ainda comprometeu-se a investir US$ 100 milhões para ajudar desenvolvedores, criadores de mídia, estudantes e educadores aprimorarem recursos da Unreal Engine com o Epic MegaGrants. Os prêmios variam entre US$ 5 mil e US$ 500 mil.
Ainda dentro do estímulo ao desenvolvimento, a empresa lançou na GDC a plataforma Epic Online Services, que fornece um único SDK que funciona em qualquer plataforma, engine de jogo e loja, para ajudar os desenvolvedores a oferecerem aos seus jogadores uma experiência social unificada e de plataforma cruzada.
Entre as ferramentas, os desenvolvedores poderão aplicar análise de sentimentos, armazenamento em nuvem e comunicações de voz em seus jogos.
Cada vez mais humano
Com lançamento marcado para daqui a duas semanas, a Unreal Engine 4.22 demonstra uma preocupação da empresa com aproximar os gráficos gerados por computador cada vez mais da vida real. E não só para jogos.
Dois curtas-metragens foram apresentados e, com demonstrações renderizadas em tempo real, destacaram alguns dos avanços da próxima versão da Unreal Engine. Troll, um curta da Goodbye Kansas em parceria com a Deep Forest Films, apresentou uma cena de fantasia – estrelada pela ganhadora do Oscar, Alicia Vikander (ou pelo menos uma versão digital dela) – para demonstrar como o ray tracing pode criar iluminação de qualidade cinematográfica.
O filme foi criado inteiramente com o Unreal Engine 4.22, baseado nos estilos visuais do pintor e ilustrador sueco John Bauer. Para isso, foi feita uma a varredura facial em 3D e 4D, aplicando o Meta Human Framework da 3Lateral para refinar as expressões faciais dos personagens.
Na apresentação seguinte, a Quixel trouxe Rebirth, um curta que contou com mais de mil varreduras de cenários reais, capturando uma variedade de ecorregiões e ambientes naturais num prazo curto. O resultado é um filme renderizado em tempo real ambientado em uma paisagem alienígena futurista.