Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gamer envia SWAT a casa de inocente e pega 20 anos de prisão nos EUA

Por| 14 de Novembro de 2018 às 14h50

Link copiado!

Gamer envia SWAT a casa de inocente e pega 20 anos de prisão nos EUA
Gamer envia SWAT a casa de inocente e pega 20 anos de prisão nos EUA

Tyler Bariss, o jogador de Call of Duty que, durante uma partida online em 2017, chamou uma unidade da SWAT e a enviou à residência de Andrew Finch, resultando na morte do morador do local, declarou-se culpado de 50 acusações como parte de um acordo que pode levá-lo ao encarceramento por aproximadamente 20 anos, segundo informações do site The State.

Naquele ano, Bariss, junto dos (acusados) co-conspiradores Casey Viner e Shane Gaskill, participava de uma partida online de Call of Duty: World War II. Viner e Gaskill estavam em uma discussão acalorada quando Viner desafiou Bariss a enviar a polícia ao endereço de Gaskill, sem perceber que este lhe havia informado de um endereço residencial antigo e não mais morava no local. Bariss aceitou o desafio, fazendo a ligação e alegando perigo de arma de fogo, o que levou a força tática SWAT ao local.

Na casa, morava Andrew Finch, que nada tinha a ver com a discussão ou com a partida online e, ao sair pela porta da frente para ver o que estava acontecendo em sua rua, assustou os policiais, que atiraram contra ele, matando-o. Bariss, Viner e Gaskill foram presos dias depois, porém os dois últimos declaram-se inocentes e devem encarar julgamento em janeiro.

Bariss, por sua vez, viu suas chances diminuírem em enorme grau quando, após devassarem a sua vida online, as autoridades identificaram um padrão de comportamento violento, haja vista que Bariss também tomou crédito por ameaças de atentado a bomba ao Dallas Convention Center, uma escola de ensino médio da região e até pela revogação da lei de neutralidade de rede norte-americana.

Continua após a publicidade

O que é “Swatting”?

O termo se popularizou no mercado de jogos e constitui de uma ação constantemente utilizada por trolls online para levar as forças policiais ao local de alguém com quem tenham desavenças online. Comumente executado em partidas multiplayer, o “swatting” resume-se, basicamente, a ligar para as autoridades e fazer uma acusação de perigo público (alguém portando armas de fogo, traficando drogas etc.), causando uma resposta firme da polícia, que geralmente usa da força diante desse tipo de perigo.

No YouTube e diversos outros portais de vídeo e fóruns online, há diversos vídeos de streamers que tem suas partidas interrompidas ao vivo pela invasão policial, com sustos e medo genuínos causados por alguém do outro lado da conexão. Normalmente, o que acontece depois é uma invasão à residência ou local onde a vítima está, no intuito de causar sustos e medo. Neste caso, porém, a resultante foi a morte de Andrew Finch, que nada tinha a ver com a situação referida durante a partida online da qual participavam Bariss, Gaskill e Viner.

Continua após a publicidade

No Brasil, a prática não é muito difundida nem tampouco conhecida fora do meio de quem segue a indústria de jogos. No caso citado acima, ocorrido em Wichita, no estado norte-americano do Kansas, é válido ressaltar que a possibilidade de prisão por 20 anos vem de acordo com a Promotoria. Em outras palavras, se Tyler Bariss não aceitasse a proposta, a pena poderia ser perpétua ou morte, já que o Kansas é um dos estados dos EUA onde a pena capital é legalizada.

Fonte: The State