Publicidade

10 franquias que queremos de volta no PlayStation 6

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Com rumores cada vez mais fortes circulando ao redor do PlayStation 6, seria uma época muito propícia para especular quais tipos de jogos e franquias a plataforma receberá e o que todos sentem falta nos consoles da Sony.

Diversos títulos sequer precisam chegar como exclusivos do PS6, mas se surgirem no videogame podem alegrar uma grande nação que sente falta de jogos de peso e de grande renome.

Dito isso, nós do Canaltech apresentamos 10 franquias que podiam fazer seu grande e esperado retorno no PlayStation 6 — quando ele vier a ser lançado. Se sente falta de alguma, chegou a hora de matar as saudades.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Rayman

Após o aclamado Rayman Legends, lançado em 2013, a Ubisoft deixou seu principal mascote de lado e ele é mantido em uma geladeira desde então. Se a franquia retorna no PlayStation 6 não garante apenas um “rosto carismático” para o console, mas também um grande sucesso nas mãos.

Já temos grandes experiências 2D side-scroller recentemente com Mario, Sonic e outros heróis icônicos. Porém, apesar de ambos serem excelentes, eles não possuem o charme e o gingado que Rayman carrega. Também seria uma boa saída para a Ubisoft esquecer seus últimos fracassos comerciais. 

9. Twisted Metal

Não se sabe o que ocorreu para o fim dos jogos que trazem conflitos veiculares como destaque, mas Twisted Metal ainda tem o coração do povo e uma versão da aventura para o PlayStation 6 não seria apenas muito bem-vindo, como também necessário.

Ele poderia usar diversas tecnologias atuais para voltar a brilhar, principalmente no que diz respeito a ver carros explodindo em alta resolução e habilidades especiais que vão percorrer a tela dos jogadores. Levando em consideração que a franquia tem uma série live-action com 2 temporadas, não voltar aos games é uma grande oportunidade perdida.

Continua após a publicidade

8. Mega Man

Mega Man carece de um glorioso retorno e não é de hoje. Por mais que seus últimos títulos não tenham sido tão vendidos e aclamados, ele merece uma nova chance no PlayStation 6 — nem que seja com um outro formato, diferente do que a Capcom tentou nos últimos anos.

Chega de experiências retrô e ver o personagem ter outra aventura como um jogo de plataforma 2D. Se é pra voltar, que seja como um jogo no estilo “Legends” que era um RPG de ação ou até mesmo um jogo metroidvania (que, temos de combinar, poderia se encaixar perfeitamente na franquia). 

Continua após a publicidade

7. Castlevania

Falando em metroidvanias, porque não mencionar o “pai de todos” que é Castlevania? Desde Lords of Shadow 2, lançado em 2013, a franquia desapareceu e um retorno no PlayStation 6 não seria apenas ótimo para a Konami, mas também para qualquer plataforma que o receba.

Por muito tempo se esperou o anúncio de novos títulos, principalmente após o sucesso do anime exibido na Netflix (que teve várias temporadas e spin-offs). No entanto, seu retorno nunca veio e os fãs seguem sem qualquer sinal de ver o Drácula e o seu castelo amaldiçoado novamente. 

Continua após a publicidade

6. Syphon Filter

A Sony tem várias franquias sob suas asas, seria muito justo tirá-las para “pegar um ar” no PlayStation 6. E, entre todas, não tem uma que mereça mais espaço do que Syphon Filter. O game de espionagem fez história, criou milhões de fãs, mas segue na geladeira e bem que poderia ser tirado de lá.

Se levar em consideração que experiências do gênero, como Metal Gear Solid e Splinter Cell, também estão em um vácuo eterno, essa necessidade se faz ainda mais real. Porém, o jeito será esperar por Hideo Kojima com a sua experiência Physint — que promete tirar o gênero do limbo. 

Continua após a publicidade

5. Dino Crisis

Se no PS4 e PS5 vimos um grande retorno de Resident Evil, o PlayStation 6 pode ser o responsável por reviver a grande era dos répteis com Dino Crisis. O survival horror “jurássico” é muito esperado pela comunidade e já tem milhares de fãs que aguardam pelo seu anúncio. 

Imagina correr de um Tiranossauro Rex, tentar não chamar a atenção de Velociraptors ou até resgatar algum item raptado em um ninho de Pterodáctilos em 8K, 120 FPS e outras melhorias que apenas as próximas gerações tem a oferecer? Para muitos, seria ver um sonho ser realizado. 

Continua após a publicidade

4. inFAMOUS

Produzido pela Sucker Punch Productions, inFAMOUS elevou o patamar para jogos sobre heróis e vilões, superpoderes e uma ampla experiência de mundo aberto — antes mesmo de Marvel’s Spider-Man, Batman Arkham City e outros sucessos entre as adaptações.

O PlayStation 6 poderia reviver a franquia em grande estilo, trazendo não apenas a aventura mais bonita dela, mas também a mais cheia de conteúdo. Apesar de ser interessante ver Cole MacGrath ou Delsin Rowe de volta, poderiam apenas “reiniciar” esta jornada com um novo personagem para decidir se ele seguirá pelo bom ou mau caminho.  

Continua após a publicidade

3. Dragon Quest

Se Final Fantasy já não tem mais o mesmo peso nos consoles da Sony, talvez a inovação que o público busque nos JRPGs esteja em Dragon Quest XII — próximo capítulo da clássica franquia da Square Enix. Já que a plataforma sempre foi o lar do gênero, muito se espera por esta sequência.

O projeto já foi anunciado há muito tempo, porém acredita-se que ele não chegará ainda ao PS5. Levando em conta que a produtora não faz “shadow drop”, a franquia Dragon Quest pode voltar (após 8 anos sem nenhum jogo numerado) no PlayStation 6 com pompa e muito barulho.

Continua após a publicidade

2. Tenchu

Com jogos como Ghost of Yotei, A Ascensão do Ronin e outros que exploram períodos históricos japoneses, a FromSoftware poderia abrir espaço para trazer a franquia Tenchu de volta. Muitos que jogaram seus títulos no PS1 e PS2 ficaram “órfãos” de jogos do gênero e seu retorno seria muito bem-vindo.

Ainda que eles tenham um alto padrão para combates, eles podiam mostrar sua versatilidade para atrair os apaixonados pelo stealth e pelas inúmeras armas ninjas disponíveis. Além disso, o modo de criar fases faria a experiência brilhar ainda mais.

Continua após a publicidade

1. Tomb Raider

Após a trilogia Tomb Raider de 2013, muito se pergunta quando Lara Croft voltará em definitivo ao mundo dos games. Quer oportunidade melhor do que o lançamento do PlayStation 6 para isso acontecer? Não haveria momento mais adequado, diga-se de passagem.

Além de relembrar os “bons tempos”, nos quais a aventura da exploradora era vista apenas no PS1, poderiam inaugurar uma nova saga para ela — com uso pleno das tecnologias de nova geração e trazendo uma experiência completa com alto desempenho. Seria pedir demais?

Continua após a publicidade

Franquias que podem voltar no PlayStation 6

A própria Sony poderia usar o PlayStation 6 para trazer franquias há muito tempo deixadas de lado, como é o caso de Uncharted, Siren, Gravity Rush e outros que são mantidos no passado. Porém, entre first-party e third-party, há várias outras na geladeira que mereciam ao menos um novo capítulo.

Entre as principais que poderiam voltar na próxima geração de consoles Sony, estão:

  1. Tomb Raider
  2. Tenchu
  3. Dragon Quest
  4. inFAMOUS
  5. Dino Crisis
  6. Syphon Filter
  7. Castlevania
  8. Mega Man
  9. Twisted Metal
  10. Rayman

Leia também no Canaltech: