Forza Motorsport e Horizon não serão impactados por demissões; garante Microsoft
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft revelou na última quinta-feira (7) que as milhares de demissões não impactarão a franquia Forza. De acordo com a companhia, o Turn 10 Studios e a Playground Games — ou o que sobrou deles — continuarão dando suporte aos jogos lançados e produzirão novos títulos.
O perfil do jogo Forza Motorsport emitiu um comunicado para reforçar o compromisso com o público, revelando que os títulos continuam acelerando.
“Querida comunidade de Forza, sabemos que muitos de vocês têm perguntas sobre o futuro da franquia Forza e nós agradecemos pelo seu incrível apoio. Queremos garantir aos jogadores que a Turn 10 e a Playground Games continuarão oferecendo suporte a Forza Motorsport e Forza Horizon 5”, diz a Microsoft no comunicado.
O posicionamento da companhia é pontual, já que ambos os títulos podem ter sido lançados há alguns anos, mas ao menos Forza Horizon 5 está fazendo um estrondoso sucesso no PS5. Ou seja, mesmo com as demissões e rumores, eles querem mostrar aos fãs que o suporte continuará funcionando.
Ameaça ao redor de Forza
Outro aspecto que o pronunciamento da Microsoft cobre é acerca das diversas declarações emitidas pelos ex-funcionários e insiders sobre as demissões que aconteceram no início do mês de julho.
Inicialmente, Jason Schreier, da Bloomberg, tinha revelado que cerca de 50% da equipe do Turn 10 Studios (responsável pela franquia Forza em geral) foi demitida nesta nova onda.
Logo depois, o coordenador de conteúdo do Turn 10 Studios, Fred Russell, afirmou que a equipe “se desfez” e o estúdio tinha “fechado o espaço para Forza Motorsport”.
No entanto, ele confirmou que o suporte à linha Horizon continuaria. Além do quinto título, que chegou recentemente ao PS5, há expectativas para o lançamento de Forza Horizon 6 em 2026 (mesmo com a Playground Games comprometida com o retorno do RPG Fable).
As demissões não atingiram apenas o Turn 10 Studios e a Playground Games, mas sim diversos outras desenvolvedoras do Xbox Game Studios. A Raven Software também sofreu cortes, assim como vários jogos foram cancelados no processo, como Perfect Dark, Everwild e Contraband.
Leia também no Canaltech:
- 6 dos 10 jogos mais vendidos do PlayStation são da Xbox
- Xbox lança inteligência artificial Gaming Copilot para PCs
- Sony adota estratégia do Xbox e diz que PlayStation não é mais o foco
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.