Fim dos V-Bucks? Fortnite permitirá pagamento de valor exato de skins
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Epic Games anunciou nesta quinta-feira (11) que adicionará a opção de “Pagar a quantia exata” em itens de Fortnite, Rocket League e Fall Guys. O recurso será implementado a partir de 14 de outubro de 2025.
Com o botão, o jogador não precisará mais pagar o valor estabelecido por V-Bucks, que pode ser maior do que os itens que deseja comprar. Por exemplo, a skin do Master Chief custa 1.500 V-Bucks; neste caso, o jogador não terá de pagar 2 pacotes de 1.000 V-Bucks para tê-la, mas apenas a quantia equivalente ao que precisa.
De acordo com a Epic Games, o recurso chegará inicialmente ao PC, nos consoles Nintendo e Xbox, dispositivos mobile (Android e iOS) e na própria loja Fortnite. Nota-se a ausência do PlayStation no anúncio, apesar de a companhia afirmar que trabalhará para isso estar disponível para todos.
Mudanças em Fortnite
É importante ressaltar que o movimento é um tanto incomum na indústria gaming. Oferecer mais créditos do que os itens vendidos é uma prática que se normalizou entre os jogos com microtransações — ou seja, quase sempre o jogador paga mais do que aquilo que realmente deseja adquirir.
Desta forma, cria uma vantagem aos desenvolvedores: ao ter de comprar mais do que precisa, sempre sobrará “algo” na sua carteira. Desta forma, os jogadores (seja de Fortnite ou quaisquer outros títulos) geralmente compram um pouco mais de créditos para comprar mais itens que tenham interesse.
O movimento pró-consumidor da Epic Games vai contra a “correnteza” que a indústria segue. É notável o aumento de preços, remoção de opções econômicas e um esforço incomum para que as microtransações deixem de ser “opcionais” e chamem atenção tanto quanto os jogos (ou até mais).
Não foi revelado pela companhia a razão pela decisão, mas vale lembrar que eles são um dos únicos grupos que enfrenta estas decisões anticonsumidor e antidesenvolvedores. Até recentemente eles brigaram com a Apple e Google para que estúdios pudessem receber mais por suas vendas.
Epic Games ainda lucra
Mesmo com a adição do recurso em jogos como Fortnite, Fall Guys e Rocket League, a Epic Games manterá a venda de V-Bucks — afinal de contas, o método ainda pode ser mais vantajoso para os jogadores (de certo modo).
No fim das contas, os V-Bucks vendidos não têm uma conversão exata para o seu valor singular. Eles sempre são um pouco mais baratos. Isso significa que você pagar por uma skin ou dança, no fim das contas, poderá ser um pouco mais caro do que se comprasse o pacote de moedas.
Porém, independentemente se você vai desembolsar um pouco a mais ou não, é importante que a Epic Games dê opções aos jogadores de Fortnite. Ter o poder de escolha nunca é algo negativo, então pode considerar esta uma vitória para os videogames (ao menos por enquanto).
Leia também no Canaltech:
- Nintendo não está interessada em jogos free-to-play no Switch 2
- Para cortar custos, PS6 pode repetir estratégia do leitor de disco destacável
- "É uma armadilha": ex-líder da Bethesda detona modelo do Game Pass e PS Plus
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.