Fim de uma era? Vendas de Xbox despencam 32%; Game Pass também amarga queda
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft divulgou seus resultados fiscais referentes ao 4° trimestre de 2025 na última quarta-feira (28), com péssimas notícias para sua divisão de games. O Xbox registrou um declínio de 9%, enquanto a receita no segmento de conteúdo e serviços caiu 5% em comparação com o ano anterior. A companhia também confirmou que o hardware Xbox voltou a cair, registrando um recuo de 32% no trimestre.
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- 5 fatos que fizeram do Xbox 360 o melhor console da Microsoft
A queda na venda de consoles Xbox vem se repetindo há anos, movida pela estratégia multiplataforma, foco em serviços e Cloud Gaming. As principais franquias da marca, consolidadas ao longo de 25 anos, ou já chegaram ou estão previstas para chegar ao PlayStation 5 ainda em 2026.
Vale lembrar que o último trimestre de 2025 foi bem movimentado para a divisão Xbox. A marca lançou Ninja Gaiden 4, The Outer Worlds 2, Keeper e Call of Duty: Black Ops 7, além de portar Microsoft Flight Simulator 2024 para o PlayStation 5.
Desde que a Microsoft adquiriu a Activision Blizzard, o segmento de conteúdo e serviços da marca registrou fortes altas na receita trimestre pós trimestre. Porém, 2025 foi um pouco diferente. Call of Duty: Black Ops 7 acabou decepcionando a crítica, conquistando uma das menores médias no Metacritic, e os jogadores.
O resultado foi que o shooter da Activision foi subjugado por Battlefield 6. O FPS da Electronic Arts ocupou o posto de jogo mais vendido de 2025 nos Estados Unidos, de acordo com a Circana, enquanto Call of Duty: Black Ops 7 ocupou o quinto lugar — algo inédito após anos dominando a lista de mais vendidos.
Xbox vai dar a volta por cima em 2026?
A Microsoft deve seguir sofrendo quedas constantes no hardware do Xbox, visto que a marca já abandonou a venda de consoles há um tempo.
A estratégia multiplataforma do Xbox, que promete ser mais estável este ano, desincentivou a compra do Xbox Series, que sofreu aumentos de preços severos em 2025 e escassez em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil.
Apesar da forte line-up de jogos para 2026, com Fable, Forza Horizon 6, Gears of War: E-Day e Halo: Campaign Evolved, o futuro do Xbox segue incerto, ao passo que a divisão vem realizando cortes de funcionários a torto e a direito.
Além disso, o Xbox Game Pass, principal produto da casa nesta nova era da marca, sofreu aumentos expressivos em outubro do ano passado, chegando a R$ 120/mês em sua melhor versão. Todos esses fatores justificam a queda na receita da divisão.
Leia também no Canaltech:
- Banjo-Kazooie voltou? Port para PC feito por fãs traz clássico com melhorias
- Xbox justifica lançamento de Fable no PlayStation 5
- Vem aí? Xbox Cloud Gaming gratuito deve chegar em breve com suporte a anúncios
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!