Fim da linha para F1 26: EA cancela jogo e quebra ciclo de lançamentos anuais
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Electronic Arts anunciou um "reajuste estratégico" em sua série de jogos EA Sports F1 nesta terça-feira (18). Como resultado, a Codemasters, desenvolvedora da franquia, irá pular o lançamento anual de 2026, retornando apenas em F1 27.
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Electronic Arts
- Review Battlefield 6 | Retorno da campanha não empolga, mas multiplayer brilha
Apesar disso, a EA garante que os fãs de Fórmula 1 não passarão 2026 de mãos abanando. A companhia compartilhou planos para preencher o próximo ano com uma expansão paga para F1 25. A DLC incluirá novos carros, equipes, pilotos e mais.
O chefe da Codemasters, Lee Mather, afirmou que o estúdio segue "totalmente comprometido" com a franquia F1 e que o anúncio faz parte de um "plano plurianual" para o crescimento da série.
EA Sports F1 deve voltar com um novo jogo em 2027 e contará com todas as onze escuderias da Fórmula 1, além de uma "experiência renovada". A Codemasters e a Electronic Arts também afirmaram que pretendem lançar um produto que "pareça, soe e se jogue de forma diferente, oferecendo mais opções de jogabilidade."
Não ficou claro se a franquia EA Sports F1 irá abandonar os lançamentos anuais, nem se o reajuste estratégico aconteceu por causa da aquisição da EA pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), pela Silver Lake e pela companhia do genro do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: a Affinity Partners.
O negócio de US$ 55 bilhões já vem afetando algumas propriedades intelectuais da EA, como The Sims, que sofreu uma debandada generalizada de criadores de conteúdos do programa EA Creator Network.
Battlefield 6 faz sucesso estrondoso.
Apesar da delicada situação da Electronic Arts com sua comunidade, a editora segue colhendo os frutos do lançamento bem-sucedido de Battlefield 6 em outubro deste ano.
O FPS voltou às raízes da franquia, sendo desenvolvido por cinco estúdios diferentes: a DICE, a Criterion Games, a Ripple Effect Studios, a Motive Studio e a Ridgeline Games (inicialmente).
Battlefield 6 também se destacou no The Game Awards 2025 com três indicações nas categorias: Melhor Jogo de Ação, Melhor Multiplayer e Melhor Design de Áudio. O novo patamar da série contrapõe a baixa na popularidade de Call of Duty: Black Ops 7, o que torna Battlefield 6 um dos COD-Killers mais promissores dos últimos tempos.
Leia também no Canaltech:
- Série live-action de Mass Effect será sequência da trilogia original
- "Jeito fácil" de upar: EA lança modo casual em Battlefield 6; veja como funciona
- Electronic Arts diz que Arábia Saudita não vai influenciar seus jogos
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: GameSpot