Fim da divisão: com Xbox virando PC, Game Pass deve ter assinatura única
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft pode realizar uma nova reestruturação nos planos do Xbox Game Pass. Os portais Windows Central e The Verge corroboraram a informação de que a empresa estuda juntar o PC Game Pass e o Xbox Game Pass Premium em um plano só.
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
O ano de 2025 foi um tanto conturbado para mudanças nos planos do Game Pass. Na verdade, desde que a compra da Activision Blizzard foi finalizada no fim de 2023, o serviço passou por poucas e boas.
Desde então, a Microsoft aumentou os preços do Xbox Game Pass em duas ocasiões, o que leva à piora relativa do serviço, afinal estamos pagando mais por basicamente as mesmas coisas (ou com adições aquém, como Fortnite Crew), e confirma as suspeitas do Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador dos EUA que tentou travar a compra da Activision Blizzard.
As novas mudanças propostas pelo The Verge e Windows Central podem estar relacionadas à próxima geração do Xbox. Segundo o jornalista Jez Corden, o próximo hardware de jogos da Microsoft contará com o Windows 11 completo, incluindo tudo o que um PC gamer com o sistema operacional tem a oferecer. No entanto, o hardware contará com uma interface de console, semelhante a uma versão aprimorada do que vimos no ROG Xbox Ally em 2025. Corden também pontuou que a Microsoft permitirá que outras empresas fabriquem suas próprias versões do Xbox (OEM).
Com este futuro totalmente voltado para o PC, a posição do PC Game Pass é posta em xeque. Afinal, para que ter um plano exclusivamente para o PC, sendo que o próximo Xbox será basicamente um computador pessoal com interface de console? Vale lembrar que o PC Game Pass é basicamente um plano Ultimate, o que, se lançado em um híbrido de Xbox e PC, poderia canibalizar as assinaturas da versão mais cara do serviço no novo Xbox.
Próximo Xbox ainda é um mistério
Apesar de fazer tudo o possível para escantear o Xbox Series, por meio da estratégia multiplataforma principalmente, a Microsoft e executivos da divisão de games da companhia bateram na tecla diversas vezes de que seguirão no mercado de hardware. Porém, o momento não se mostra tão favorável à marca Xbox, pelo menos não nos consoles.
Em seu último relatório fiscal, a Microsoft revelou que o hardware do Xbox caiu novamente no último trimestre de 2025 (encerrado em 31 de dezembro). Além disso, o ano passado foi o pior da história para um console Xbox, o que reflete como a companhia vem tropeçando neste quesito.
O que o próximo Xbox pode fazer para reverter este cenário? Ninguém sabe. O máximo que podemos fazer por agora é ficar de olho no ROG Xbox Ally, visto que ele parece ser o protótipo da 10ª geração de games da Microsoft.
Leia também no Canaltech:
-
O retorno dos reis: Halo, Gears e Fable são grandes promessas do Xbox para 2026
- Epic Games Store no Xbox? Empresa quer levar loja para o Magnus
- CEO da AMD deixa escapar quando o Xbox Magnus será lançado
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!
Fonte: Eurogamer