Fã dedicado constrói um SNES Micro utilizando um Raspberry Pi

Por Redação | 13 de Setembro de 2016 às 19h59

Quando a própria Nintendo apresentou seu NES mini em julho, que vem com 30 clássicos, incluindo Super Mario Bros. 1, 2 e 3, Metroid e Final Fantasy, muita gente se perguntou se a empresa tem planos para um futuro lançamento semelhante do console que veio logo depois, o Super Nintendo. Enquanto a criadora do Mario mantém o mistério, até porque o NES mini só será vendido a partir de 11 de novembro, um youtuber inventou sua própria solução utilizando um Raspberry Pi, um pouco de argila, habilidades em modelagem e um ferro de solda.

O vídeo postado pelo usuário "lyberty5" mostra como criar um pequeno Super Nintendo usando um Raspberry Pi Zero. O projeto em si não é muito fácil de fazer para quem ainda é iniciante, pois o método exige uma mini serra circular elétrica, lixa e um pincel fino para os toques finais. O processo ainda inclui uma escultura do aparelho em argila, utilizando uma base de plástico para dar o formato. O retoques são feitos utilizando uma mistura de spray e tintas de modelagem para dar um aspecto profissional ao aparelho. O criador afirma que poderia ter feito essa estrutura utilizando uma impressora 3D, mas que isso tiraria a graça de fazer tudo à mão.

Por baixo do capô, o Raspberry Pi precisa ser modificado exigindo vários pontos de solda para adicionar um hub USB para a conexão dos controles, alimentação de energia e as conexões de dados necessárias. Uma vez que tudo está pronto, a finalização é feita com uma camada de epoxi para proteger a arquitetura dedicada do desgaste físico causado ao inserir e remover os controles USB, fora as demais sujeiras do ambiente. Instalado e funcionando, o Super Nintendo do lyberty5 roda muito bem, mas dado que é uma obra de um fã e os jogos funcionam por meio de emuladores, a coisa não parece muito certa, legalmente falando.

Snes Mini

Mas claro, como tudo funciona com um microcomputador configurado pelo próprio usuário, e não há nada de errado em emular jogos que você já tenha adquirido. De qualquer forma, o feito mostra a vontade dos fãs de terem um console do Super Nintendo semelhante ao NES mini, e esperamos que a Nintendo veja essa invenção como uma inspiração para seus próximos projetos retrô.

Via: Youtube, Wired

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.