Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ex-chefe da Nintendo nos EUA, Reggie Fils-Aimé tentará salvar a GameStop

Por| 10 de Março de 2020 às 11h04

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/BGR)
(Imagem: Reprodução/BGR)

Reggie Fils-Aimé, o ex-presidente da Nintendo nos Estados Unidos e uma das figuras mais proeminentes da indústria mundial de jogos, parece não estar tão “aposentado” quanto fez parecer ao deixar o cargo na empresa. Segundo divulgação feita pela cadeia de lojas norte-americana GameStop, Fils-Aimé será um dos executivos a se juntar ao Comitê de Direção da varejista em 2020.

A entrada de Fils-Aimé vem em um tempo bem nebuloso para a GameStop: a empresa, que tem capital aberto, vem amargando perdas de faturamento e quedas de desempenho há anos, além de rumores de diversos problemas internos, desde assédio moral até horas extras impostas aos seus funcionários (o chamado “crunch time”).

Continua após a publicidade

As atribuições de Reggie não foram detalhadas na divulgação, mas ele se junta a outros executivos com ampla experiência no varejo e na indústria de jogos, como William “Bill” Simon (Walmart, Cadbury Schweppes, PepsiCo, and Nabisco) e James “J.K.” Symancyk (PetSmart, Academy Sports & Outdoors, Sam’s Club). Os dois últimos assumirão suas posições em caráter imediato, enquanto Reggie Fils-Aimé ainda deve esperar um pouquinho mais — embora esse tempo também não tenha sido divulgado.

Reggie Fils-Aimé é uma das figuras mais icônicas da indústria mundial dos jogos e a ele são atribuídos os créditos por tornar a Nintendo um nome mais “agressivo” no setor. Antes de sua contratação em 2003, como um dos vice-presidentes da companhia, a “Big N” vinha perdendo a “guerra de consoles” para o PlayStation 2 e o Xbox. Desde a sua entrada, porém, a Nintendo se mostrou mais direta em suas inúmeras conferências e painéis, chegando a atacar as suas concorrentes em certos pontos. Isso acabou potencializado pelo fato de que o falecido Satoru Iwata havia assumido a presidência global da empresa um ano antes e gostava dessa nova percepção.

Além disso, foi durante uma apresentação na E3 2004, onde a Nintendo estava apresentando o game fitness WiiFit, que Reggie se tornou um meme, ao abrir a palestra com a fatídica frase “My body is ready” (“Meu corpo está pronto”, na tradução literal). Reggie, anos depois, admitiu que se sentiu inicialmente incomodado com o meme, considerando a frase dita e o fato de que, ao lado dele, estava ninguém menos que Shigeru Miyamoto, criador de franquias icônicas da Nintendo, como todos os jogos do Super Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, entre outros. Com o tempo, porém, ele aprendeu a lidar com a repercussão e entrou na brincadeira em várias oportunidades, repetindo a frase de forma ocasional.

Basta uma busca rápida da frase no Google para ver diversas variações, mas nós mostramos o original para você logo abaixo:

Continua após a publicidade

No que tange à GameStop, a empresa sediada no Texas promete uma ampla melhoria de vendas para 2020, já que este é o ano em que novos consoles chegarão ao mercado. Entretanto, executivos da companhia admitem que as vendas do último trimestre ficaram 25% abaixo em relação ao mesmo período do ano anterior, dando continuidade às preocupações quanto à saúde financeira da marca.

Fonte: GameStop