Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estúdio responsável por Life by You é fechado após cancelamento do jogo

Por| 19 de Junho de 2024 às 18h18

Link copiado!

Reprodução/Paradox Tectonic
Reprodução/Paradox Tectonic

A Paradox Interactive anunciou o fechamento do Paradox Tectonic, estúdio responsável pelo simulador de vida Life by You. O game foi cancelado na última segunda-feira (17), após adiamentos e não ter alcançando o nível de qualidade que os envolvidos buscavam com o projeto.

A notícia sobre o fechamento do Paradox Tectonic surge como uma leve surpresa, principalmente após as palavras do atual vice-CEO da empresa, Mattias Lilja, que reconheceu a falha como um problema da Paradox, de ter perdido o foco do projeto como um todo e ter se atentado apenas a detalhes. O executivo ter admitido que o jogo estava com uma qualidade abaixo do esperado até mesmo para ser lançado em Acesso Antecipado também foi surpreendente, ainda que ele tenha elogiado o seu time e deixado a impressão de que algo se perdeu no caminho.

Continua após a publicidade

Porém, com o anúncio do cancelamento do jogo, a Paradox ficou com um rombo de US$ 19,8 milhões nas suas contas, afetando os números do segundo trimestre fiscal da empresa. "Por muito tempo, nós tivemos esperança em Life by You e no potencial que vimos nele, mas ficou claro que o jogo não alcançaria nossas expectativas", disse Fredrik Wester, CEO da Paradox Interactive em comunicado a acionistas.

O CEO ainda admitiu que a empresa vem sofrendo com lançamentos recentes, possivelmente se referindo ao lançamento desastroso de Cities Skylines 2. O jogo de criação urbana era bastante esperado pelos fãs, mas sofreu diversos problemas de desempenho quando chegou às lojas, sendo bastante criticado pela crítica especializada e jogadores. Wester acredita que isso acabe ajudando a companhia a mudar seus processos, mirando em projetos que entreguem mais valor aos consumidores.

Life by You estava há cinco anos em desenvolvimento

Life by You começou seu desenvolvimento em 2019, surgindo como um possível rival de The Sims, uma das franquias mais conhecidas da Electronic Arts. Tocado pela Paradox Tectonic, o projeto tinha Rod Humble, um veterano da indústria que ajudou a criar The Sims 2 e The Sims 3, o que apenas deixou os fãs mais interessados no título.

Com o passar do tempo, o game saiu da mente do público, ressurgindo apenas durante o anúncio de um dos seus adiamentos. Em comunicado oficial, a Paradox Interactive informou ter decidido encerrar as operações do Paradox Tectonic, estúdio que contava com um time de 24 profissionais. O fechamento marca mais uma baixa na indústria de games, que apenas no primeiro semestre de 2024, já teve mais demissões do que em 2023 inteiro.