Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa dona da franquia GTA demite quase 600 funcionários

Por| Editado por Durval Ramos | 19 de Abril de 2024 às 15h02

Link copiado!

Rockstar Games
Rockstar Games

A Take-Two Interactive, empresa dona da Rockstar Games e responsável pela franquia GTA, entre outras, anunciou a demissão de 5% de sua força de trabalho, o que seria aproximadamente 600 funcionários. Além das demissões, a empresa também cancelou vários de seus projetos em desenvolvimento.

A companhia dona de Grand Theft Auto anunciou as demissões através de documentos para o SEC, ou U.S. Securities and Exchange Commission, um órgão americano responsável por proteger e regular o mercado de capitais nos Estados Unidos. A documentação é referente à diminuição da empresa, que deve terminar o processo até o final de 2024.

Continua após a publicidade

"Como parte dos esforços, a companhia está reorganizando sua pipeline, eliminando vários projetos em desenvolvimento e otimizando sua estrutura organizacional, que diminuirá o número de funcionários e reduzirá a necessidade de contratações no futuro", constava no processo da Take-Two.

O anúncio vem poucos meses após Strauss Zelnick, CEO da empresa, ter revelado que não haviam planos para demissões, mas comentou que a companhia estava trabalhando para reduzir custos, como campanhas de marketing e despesas com fornecedores.

Quais projetos foram cancelados?

Até o momento, não surgiram informações sobre quais projetos foram cancelados e o número de desenvolvedores que foram desligados da empresa, além de funcionários de outros setores. A Take-Two se junta a outras empresas como Sony, Electronic Arts, Microsoft, Epic Games e Riot Games, que realizaram cortes de pessoal em 2024, fazendo do primeiro semestre deste ano um dos mais sombrios para a indústria de games mundial.

Mesmo com esse corte considerável na empresa, o maior projeto da Take-Two em desenvolvimento, GTA 6, segue em andamento sem ser afetado. O jogo é uma das maiores promessas da empresa, batendo recordes apenas com o anúncio de um trailer.

GTA 6 é certamente um dos lançamentos mais aguardados dos games, com lançamento previsto para 2025. Considerando a onda de cortes de pessoal e a redução da empresa, é possível imaginar a pressão que a Rockstar Games e seus desenvolvedores vem sofrendo para não somente lançar um bom jogo, mas também rentável e o quanto antes.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, a Rockstar Games começou a acabar com o trabalho remoto, informando que os desenvolvedores deveriam voltar aos escritórios para seguir até o final do desenvolvimento de GTA 6. De acordo com desenvolvedores, o argumento dado é que o trabalho nos escritórios aceleraria o projeto e evitaria possíveis vazamentos.

Vários desenvolvedores conversaram, em anonimato, com o site Aftermath sobre o receio de voltar aos escritórios, temendo que uma política de crunch, que deixa funcionários trabalhando por muito mais horas do que humanamente possível para entregar o quanto antes o trabalho, se instaure no projeto.