Publicidade

Estúdio de The Alters é acusado de usar IA para localizar o jogo para português

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/11 bit studios)
(Imagem: Divulgação/11 bit studios)

O estúdio por trás do recém-lançado The Alters, a 11 bit studios, respondeu às acusações após usar inteligência artificial para localizar partes do jogo para outros idiomas, incluindo o português do Brasil.

Usuários compartilharam algumas capturas de tela nas quais é possível ver prompts de IA que foram usados para realizar a localização. O jornalista Heitor De Paola publicou uma captura onde é possível ver personagens asistindo a um filme com a legenda: "Claro! O texto traduzido para o português brasileiro", seguido de um diálogo traduzido — o que é, claramente, uma resposta de uma inteligência artificial generativa.

Impressão minha ou a tradução pra português de The Alters usou chatgpt e esqueceu de apagar o prompt? (e sim, tá ruim o texto em português do jogo, várias traduções erradas ou imprecisas, frases confusas que não soam natural etc) — Heitor De Paola (@zitosilva.bsky.social) 2025-06-27T16:44:24.259Z
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outro texto, desta vez em um elemento de fundo do cenário de The Alters, também aparece de forma semelhante, mas em inglês. No trecho descoberto pelo usuário do reddit EarthlingKira, lia-se: "Sure, here's a revised version focusing purely on scientific and astronomical data", algo como "Claro, aqui está uma versão revisada focando puramente em dados científicos e astronômicos."

A situação, inevitavelmente, deixou muitos jogadores irritados, tanto no Steam quanto na plataforma em que o extenso comunicado da 11 bit studios foi publicado nesta segunda-feira (30), o BlueSky. Além da grande resistência ao uso de inteligência artificial generativa em videogames, os usuários também apontaram que a empresa não foi honesta ao ocultar que usou IA em The Alters.

Vale lembrar que, em janeiro de 2024, o Steam publicou novas regras para títulos que fizerem uso de inteligência artificial em sua produção, determinando que essas informações deveriam constar na página do jogo.

11 bit studios amite ter usado IA em The Alters

O estúdio comentou que utilizou ativos gerados por IA temporariamente como placeholders (elementos provisórios) durante o desenvolvimento de The Alters, mas que eles deveriam ter sido removidos na versão final do jogo.

"Infelizmente, devido a uma falha interna, esse único texto temporário acabou sendo incluído no jogo por engano. Desde então, conduzimos uma revisão completa e confirmamos que se trata de um caso isolado. O ativo em questão já está sendo atualizado", afirmou a empresa, referindo-se ao texto encontrado no elemento do cenário.
We’ve seen a wide range of accusations regarding the use of AI-generated content in The Alters, and we feel it’s important to clarify our approach and give you more context. — 11 bit studios | WISHLIST DEATH HOWL (@11bitstudios.bsky.social) 2025-06-30T15:31:23.733Z
Continua após a publicidade

Em seu comunicado, a 11 bit studios afirmou que o material tem um impacto limitado na experiência e, buscando transparência, incluiu uma captura de tela para mostrar onde e como ele aparece. "Embora não queiramos minimizar a situação, também queremos demonstrar claramente seu impacto muito limitado na experiência de jogo", complementou.

Quanto às legendas geradas por IA nos filmes licenciados, apontadas por Steven Flow, o estúdio declarou que esses vídeos foram produzidos externamente e adicionados na fase final de desenvolvimento, o que, por sua vez, "exigiu traduções adicionais de última hora".

"Devido a restrições severas de tempo, optamos por não envolver nossos parceiros de tradução e localizamos os vídeos com o uso de IA para que estivessem prontos para o lançamento. Sempre foi nossa intenção envolver nossas agências de tradução confiáveis após o lançamento, como parte de uma atualização de localização, garantindo que esses textos recebessem o mesmo cuidado e qualidade do restante do jogo. Esse processo já está em andamento e as traduções atualizadas estão sendo implementadas".
Continua após a publicidade

A empresa voltou a contextualizar o impacto do uso da IA no jogo, afirmando que as legendas dos filmes representam 10 mil de um total de 3,4 milhões de palavras, ou seja, 0,3% de todo o texto de The Alters. Apesar da justificativa, a 11 bit studios reconheceu que tomou uma decisão errada: "Mais do que isso: independentemente do que tivéssemos decidido, deveríamos simplesmente ter comunicado isso a vocês".

Por fim, o estúdio comentou que está se ajustando à nova realidade do uso de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos. "À medida que as ferramentas de IA evoluem, elas apresentam novos desafios e oportunidades no desenvolvimento de jogos", conclui o comunicado.

Apesar das explicações, muitos usuários compartilharam suas frustrações com a postura do estúdio. Alguns jogadores afirmaram que não comprarão mais jogos da 11 bit studios e que estavam desapontados com a desenvolvedora.

Até o momento, a 11 bit studios não se pronunciou novamente, e não informou se os ativos criados por Inteligência Artificial foram substituídos.

Continua após a publicidade

Leia também:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*