Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony registra patente para que IA jogue videogame por você

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Abril de 2024 às 10h00

Link copiado!

 Totte Annerbrink/Unplash
Totte Annerbrink/Unplash
Tudo sobre Sony

A Sony registrou uma nova patente de uma tecnologia um tanto quanto curiosa. O novo recurso permite que uma inteligência artificial simplesmente jogue por você, acabando com momentos em que o jogador fique preso em uma determinada área, seja por causa da dificuldade elevada ou porque simplesmente não quer passar por uma parte do jogo.

No registro feito pela empresa junto ao órgão de patentes do governo dos Estados Unidos, a ideia é que o próprio sistema identifique trechos do jogo e ofereça a possibilidade de assumir o controle das mãos do jogador. Esse modo auto-play usa como exemplo momentos em que você precisa ficar jogando por horas para subir de nível — o famoso grind, muito comum em RPGs —, algo que nem todo mundo gosta de fazer.

Continua após a publicidade

A tecnologia usaria uma inteligência artificial que é criada a partir de dados da maneira como você joga, simulando o estilo de cada jogador. Assim que o trecho selecionado chega ao fim, uma notificação avisaria que você pode assumir novamente o controle do jogo.

De acordo com a descrição da patente, ao usar o modo auto-play, o jogador pode evitar partes de um game que eles não gostam, reduzindo o tempo para completar o jogo, porque a inteligência artificial que assume o comando pode fazer o trabalho em menos tempo. Outra aplicação seria, por exemplo, em jogos de terror, em que a IA poderia ser usada para passar de trechos mais tensos e assustadores, permitindo que o jogador avançasse com mais facilidade na história.

Apesar de parecer absurdo, vários jogos de PC e de smartphones já contam com algum tipo de automação similar, principalmente MMORPG, que contam com um grinding absurdo e lutas repetitivas que tomam tempo e paciência dos jogadores.

Continua após a publicidade

O uso dessas automações não é muito comum nos consoles, mas o registro da patente não significa que ela de fato será usada. No próprio registro feito pela Sony, é possível conferir no documento que a solicitação junto ao órgão de patentes dos Estados Unidos foi realizada em outubro de 2022, sendo publicada apenas em abril de 2024.

Caso a Sony de fato tenha planos para um modo auto-play em seus consoles, ainda teremos que esperar um bom tempo para que isso seja colocado em prática. Considerando que a empresa tem patente registrada que indica que o PS5 poderia rodar jogos do PS1 ao PS4 e, sem streaming, ainda não é possível rodar game de PS3 no console, é melhor esperar por uma função auto-play sentado.